Policial penal é agredido por preso durante fuga de Penitenciária de São Vicente
Um até chegou a escapar, mas foi capturado novamente


Um policial penal de 53 anos foi agredido por quatro presos em uma tentativa de fuga da Penitenciária II de São Vicente. O agente levou golpes na cabeça por um pedaço de madeira e chegou a ser levado ao pronto-socorro na cidade, mas passa bem. Dos quatro, um criminoso chegou a escapar, mas acabou rendido e levado de volta à unidade.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), os detentos fizeram um buraco na parede dos fundos da unidade. Os presos ainda escalaram dois alambrados e chegaram até o ‘último muro’ do prédio, que separa a penitenciária da área externa. O agente os abordou naquele instante, na madrugada da última segunda-feira (17).
Segundo o BO, o profissional, que não teve a identidade divulgada, estava desarmado e pegou um pedaço de madeira para tentar deter o grupo sozinho até a chegada de apoio. Ainda de acordo com o documento, três detentos o agrediram, enquanto o quarto – que chegou a escapar – escalava o muro. A penitenciária está localizada ao lado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá.
Respostas
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou, por meio de nota, que o agente foi golpeado com um pedaço de madeira e foi levado a um pronto-socorro na cidade. Além dele, um dos detentos também precisou ser encaminhado à unidade de saúde por machucar uma das mãos no alambrado da penitenciária.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o criminoso que escapou da penitenciária foi capturado pela Polícia Militar (PM). A SSP-SP acrescentou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio e tentativa de evasão mediante violência na Delegacia de São Vicente.
Além disso, a secretaria acrescentou que os detentos são ‘reeducandos’ do regime semiaberto. Os quatro homens – incluindo o preso que conseguiu fugir ‘temporariamente’ – foram regredidos cautelarmente ao regime fechado, conforme nota enviada pela corporação.
A direção da unidade, ainda segundo a secretaria, instaurou um procedimento disciplinar contra os quatro ‘reeducandos’.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Homem é preso com quase 10kg de drogas em São Vicente



