

A nova diretoria da Santos Port Authority (SPA), responsável pela administração do Porto de Santos, foi confirmada e nomeada de maneira oficial na quinta-feira (20). O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foi o responsável pelas escolhas.
O advogado e ex-secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo Anderson Pomini encabeça a lista e deverá assumir como novo diretor-presidente da SPA.
Abaixo os demais nomes:
- Bernadete Bacellar do Carmo Mercier, é advogada e deve assumir a Diretoria de Administração e Finanças
- Antônio de Pádua de Deus Andrade está cotado para Diretoria de Operações
- Eduardo Lustoza, o engenheiro deve assumir a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação
- Carlos Eduardo Bueno Magano pode ficar à frente da Diretoria de Infraestrutura. Ele e o ex-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)
Segundo o ministro, a nova diretoria foi apontada a partir do critério de especialização de áreas. “Todo mundo aqui tem alguma experiência na área portuária, e todos têm experiência em área pública (…). Ninguém é indicado sem que eu e o presidente Lula (PT) avalizássemos. Cada um passou pelos organismos competentes, e temos confiança de que trabalharão em formato de equipe.”
Perguntado sobre gestões anteriores da SPA, quando diferentes grupos políticos supostamente ‘escolhiam’ um diretor, Márcio França afirmou que, agora, todos responderão a uma “única autoridade”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O único, entre todos nós, que foi eleito [Lula]. É o formato da visão dele que vai ‘nortear’ o nosso formato”, explicou França, sobre a relação entre o presidente e a nova diretoria da SPA.
Entre os projetos abordados está o túnel submerso que vai ligar Santos ao Guarujá. A nova diretoria garantiu que ela está entre as prioridades do governo federal e que ele vai sair do papel.


