Aplicativo de segurança nas escolas de Praia Grande é lançado
A Guarda Municipal é acionada em caso de alerta em casos de emergência


Todas escolas públicas e privadas de Praia Grande passam a contar com uma importante ferramenta para reforçar a segurança contra possíveis ataques. A Prefeitura anunciou o lançamento de um aplicativo para acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) em casos de emergência. Segundo o município, o objetivo é dar mais segurança aos alunos, pais e funcionários, além de garantir mais agilidade em casos de eventuais ocorrências.
Por meio de nota, a administração explica que o aplicativo disponibilizado pela Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp) é chamado ‘Sentry SOS’. A ferramenta, de acordo com a prefeitura, poderá ser acionada exclusivamente por funcionários de escolas públicas e particulares que cadastrados previamente pela Secretaria de Educação (Seduc).
Ainda segundo a prefeitura, o cadastramento dos funcionários deverá ser solicitado somente pelos diretores das unidades por meio do e-mail monitoramentoadm@praiagrande.sp.gov.br. O município ressaltou que não há um limite determinado do número de funcionários que cada escola poderá cadastrar.
Conforme divulgado pela administração municipal, uma vez acionado o botão de pânico, o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) é comunicado imediatamente. Assim, uma viatura é enviada para a unidade escolar na qual está cadastrado o funcionário.
Segurança
A prefeitura ressaltou que, na última segunda-feira (17), deu início à Operação Escola Segura. Nela há a intensificação dos patrulhamento e rondas nas 156 unidades escolares da cidade, incluindo públicas e particulares.
Por fim, o município apontou que, ao todo, aproximadamente 70 viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Trânsito e polícias Militar e Civil se dividem no patrulhamento das escolas municipais, estaduais e particulares, “especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos”.
LEIA TAMBÉM