Mundo

Rei Charles III é coroado

Milhares de pessoas acompanharam a celebração e a passagem da carruagem até o Palácio de Buckingham

Agora é em definitivo. O Rei Charles III foi coroado para ser o rei de todo o Reino Unido neste sábado (6). A celebração aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado da rainha consorte Camilla, que também foi coroada.

O monarca assumiu o trono do Reino Unido em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. A coroação da monarca havia sido a última até então, acontecendo a quase 70 anos, em junho de 1953. Mais de 2.200 pessoas participaram da celebração. De acordo com o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade.

Os convidados começaram a chegar à Abadia de Westminster por volta das 3h15 (Horário de Brasília). Atuais e antigos chefes de Estado, realezas estrangeiras e ministros britânicos se descolocaram a partir das 5h30.

Ao mesmo tempo, Charles se dirigia ao Palácio de Buckingham. Cerca de uma hora depois, o rei e a rainha consorte se descolocaram em uma procissão para Westminster, chegando às 6h50. Às 7h a cerimônia começou. No início, o monarca foi apresentado aos seus súditos britânicos.

Sentado na Caidera do Estado, Charles realizou o Juramento de Coroação, comprometendo-se a defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e o Juramento da Declaração de Adesão, declarando-se um “fiel protestante”.

“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, afirmou o rei.

 

A unção é considerada a etapa mais sagrada da cerimônia de coroação. O arcebispo de Canterbury derramou o óleo e ungiu mãos, peito e cabeça do rei.

Uma nova tela está sendo utilizada para garantir a privacidade de Charles III. O tecido tem 2,6 metros de altura e 2,2 metros de largura e é sustentado com pilares de madeira que têm esculturas de águias no topo.

O design da tela foi inspirado em um vitral da Capela Real do Palácio de St. James, que foi presenteado à falecida rainha Elizabeth II para marcar seu Jubileu de Ouro em 2002. O rei vestiu a supertúnica, um casaco comprido de seda dourada. Neste momento, o arcebispo apresenta alguns itens da a Charles III, entre eles o Cetro do Soberano com Cruz e o Orbe do Soberano.

A coroação

O rei Charles III foi coroado com a coroa de St. Edward. E em seguida fez uma declaração selando de vez o ato.

“Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém”, afirmou o arcebispo momentos antes da coroação.

No momento da coroação, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.

Charles III se direcionou ao Trono, simbolicamente tomando posse do reino. O príncipe William, primeiro na linha de sucessão, prestou uma homenagem ao pai. Esta foi a última etapa da coroação do rei.

Já Camilla, esposa do rei, foi coroada rainha do Reino Unido. No entanto, em uma versão mais enxuta da cerimônia. Depois, eles participaram de um cortejo de retorno da Abadia de Westminster ao Palácio de Buckingham.

Cerca de 4 mil integrantes das forças armadas britânicas participam da procissão. Eles estão acompanhados de soldados de mais de 30 países da Commonwealth, formando uma das maiores procissões militares do Reino Unido em décadas. No meio disso, manifestantes antimonarquistas estiveram para protestar e exigir que o regime acabasse.

LEIA TAMBÉM

Coroação do rei Charles III será realizada em maio de 2023

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo