VÍDEO – Santos assina termo que custeará obras no Parque do Valongo na área portuária da cidade
Entrega da primeira fase do projeto deve ser entregue até Julho de 2024
Na tarde desta segunda-feira (15) foi assinado o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil — empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, que abrigará o Terminal STS 11 — terminal de grãos.
De acordo com as informações, o Prefeito de Santos, Rogério Santos falou sobre a restauração do local e como o projeto irá trazer diversos benefícios aos moradores.
“Essa obra é a muito tempo sonhada, e vai acontecer. Uma audiência pública será realizada para os detalhes finais, para que tudo aconteça da maneira que a população deseja.”
O Deputado Federal, Paulo Alexandre Barbosa afirmou que o local será usado por estudantes, através do parque tecnológico e moradores em geral.
“Temos esta primeira etapa das obras começando hoje, com um prazo de entrega para Julho de 2024.”
Sendo assim, o Termo de responsabilidade, no valor de R$ 15 milhões, vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo. Conforme o termo, as obras serão realizadas pela COFCO.
Por fim, a edificação será integrada ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais. A previsão é de que as obras já comecem nesta semana.
Enfim, o Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini falou sobre o prazo em que o Terminal Concais possa passar para o local.
“Ainda, não há prazo. Mas existe urgência para a entrega da revitalização desta área.”
O Ministro dos Portos, Márcio França esteve presente no evento e falou sobre o prazo final da obra em sua totalidade.
“Eles tem a obrigação de realizar esta etapa da obra, em um ano, e a autoridade portuária irá adequar os seus galpões. Queremos que as pessoas voltem a utilizar este local.”
O promotor de Justiça Carlos Cabral Cabrera agradeceu a união de todo o poder público em torno do projeto para finalmente entregar a obra.
“Espero que esteja seja o primeiro de muitos projetos, e o poder público pode sempre contar com o MP para futuras obras.”
Leia mais