Vereador de Santos é acusado de preconceito com povos indígenas
O vereador durante discurso na Câmara Municipal se referiu aos indígenas como ‘bárbaros’ em relação aos colonizadores


O Vereador de Santos, Roberto Oliveira Teixeira (Republicanos) está sendo acusado de preconceito com povos indígenas.
De acordo com as informações, o vereador durante discurso na Câmara Municipal se referiu aos indígenas como ‘bárbaros’ em relação aos colonizadores.
Ainda de acordo com as informações, o parlamentar falou sobre a história dos índios, ao falar sobre a história da cidade de Bertioga.
“Estes locais eram destinados à defesa de povoamento e foram palcos de grandes batalhas entre a civilização, representada pelos portugueses de Martim Afonso de Souza, e a barbárie, representada pelos Tamoios de Aimberê, Caoaquira, Pindobuçu e Cunhambebe, em constantes incursões contra os colonizadores”.
O texto lido pelo vereador foi retirado de forma integral do site da prefeitura da cidade, sendo que a sua fala repercutiu de forma negativa.
A Prefeitura de Bertioga divulgou uma nota, e falou que tem um imenso respeito por todos os povos originários.
Sobre a fala do vereador, a Prefeitura afirmou que o texto reproduzido reflete o pensamento do autor em relação à época histórica relatada.
A prefeitura, porém, entende que pode haver uma dupla interpretação sobre a citação, sendo assim, o texto foi editado e a indevida citação retirada do site.
Leia mais
Bertioga anuncia concurso público com mais de 70 vagas disponíveis a serem preenchidas