Economia

Últimos Dias: Prazo para Sacar dinheiro ‘esquecido’ em Cota do PIS/Pasep

Trabalhadores têm até este sábado (5) para resgatar valores esquecidos; saiba quem tem direito e como fazer o saque

Chega ao fim neste sábado (5) o prazo para que cerca de 10,5 milhões de trabalhadores tenham a oportunidade de sacar o montante em cotas do PIS/Pasep referentes ao período de 1971 a 1988, que estavam até então “esquecidos”.

O processo de saque teve início no dia 7 de junho e, de acordo com a Caixa Econômica Federal, até o final de junho somente R$ 745 milhões do total foram resgatados, correspondendo a 513 mil pagamentos efetuados pelo banco.

Caso o saque não seja efetuado dentro deste período, os valores serão transferidos para o Tesouro Nacional, com a data limite de 20 de agosto. Contudo, ainda há uma janela de até 5 anos para que os trabalhadores possam requerer o ressarcimento do montante, apesar dos procedimentos para tal não terem sido divulgados até o momento.

É relevante ressaltar que essa cota difere do abono salarial do PIS/Pasep, pago mensalmente aos trabalhadores que atendem aos critérios estabelecidos. O valor médio das cotas está em torno de R$ 2,3 mil, entretanto, o valor individual a ser sacado depende do período trabalhado e do salário na época.

O processo de resgate das cotas pode ser realizado de maneira integralmente online, por meio do aplicativo do FGTS, eliminando a necessidade de deslocamento até uma agência da Caixa. A verificação do direito ao saque também pode ser realizada através do aplicativo. No caso de herdeiros, estes poderão resgatar os valores, porém, mediante a apresentação dos documentos que comprovem o direito à cota (mais informações abaixo).

Quem Pode Sacar?

O saque está acessível para indivíduos que tiveram vínculo empregatício entre 1971 e 1988, independentemente de terem trabalhado no setor privado ou no serviço público, desde que as cotas do PIS/Pasep não tenham sido sacadas.

Mesmo em caso de óbito do contribuinte, a retirada dos valores é viável. Herdeiros ou beneficiários podem realizar o resgate com a documentação necessária.

Os trabalhadores formais podem verificar e solicitar o saque referente ao PIS utilizando o aplicativo do FGTS, fornecido pela Caixa Econômica Federal, ou comparecer a uma agência do banco.

Já os servidores públicos com direito ao PASEP devem consultar o saldo e efetuar o saque por meio do Banco do Brasil (BB).

Como Saber se Tenho Direito às Cotas?

A consulta pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS, do site FGTS ou pelo internet banking da Caixa. Para verificar o saldo em agências da Caixa, basta apresentar um documento de identificação com foto.

LEIA MAIS

VÍDEO – Polícia prende suspeito de zombar da morte de Policial em música

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo