Santos

Santos renova laços culturais com a cidade japonesa de Nagasaki

O documento foi assinado pelos prefeitos Rogério Santos (Santos) e Shiro Suzuki (Nagasaki)

Os laços culturais entre Santos e Nagasaki (Japão) foram renovados na manhã desta terça-feira com assinatura de termo de renovação da irmanação entre as duas cidades – cooperação que completou 50 anos em 2022.

O documento foi assinado pelos prefeitos Rogério Santos (Santos) e Shiro Suzuki (Nagasaki). A comitiva da cidade japonesa visitou o Palácio José Bonifácio, sede do Executivo santista, no Centro Histórico, e autoridades dos dois municípios ressaltaram os vínculos históricos e econômicos entre as duas cidades.

Rogério Santos fez um resumo da história de Santos, citando que o Porto de Santos, pela exportação da produção de café, teve papel importante para o desenvolvimento do Brasil. Depois, ressaltou um dos exemplos da ligação com Nagasaki. “Um dos 13 bondes que temos aqui veio de Nagasaki. Temos o maior acervo de bondes da América Latina”.

“A geminação com Nagasaki é motivo de orgulho para quem vive em Santos, onde a cultura da paz é muito destacada. Temos aqui vários monumentos homenageando a cultura japonesa”, citou o prefeito santista. Ele se referiu ao fato de Santos ser membro executivo da Rede Internacional Prefeitos pela Paz desde 2015. A organização, com sede em Hiroshima (Japão), tem 7.909 municípios em 164 países e foi criada para contribuir para a paz mundial, despertando preocupação pela abolição total de armas nucleares.

Rogério Santos afirmou que Santos tem muito interesse em aprender com Nagasaki nas áreas de economia e tecnologia, “principalmente neste momento em que o Brasil precisa de políticas de desenvolvimento econômico”.

Leia mais

VÍDEO – Prédio é invadido durante madrugada em Santos

Dois jovens são presos após roubo em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo