SantosSaúde

Plano de contingência em saúde para a temporada de cruzeiros marítimos é idealizado

Plano de Ação de Preparação, Vigilância, Monitoramento e Resposta à Saúde foi elaborado pelo poder público santista

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 está prestes a começar, com a expectativa de que seja a maior dos últimos 11 anos, contando com 7 meses de duração.

De acordo com as informações, a grande circulação de pessoas requer atenção das autoridades sanitárias e, assim como nos anos anteriores, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santos elaborou o Plano de Ação de Preparação, Vigilância, Monitoramento e Resposta à Saúde para a temporada que vai começar. O documento foi aprovado pela Clia Brasil e também pelas armadoras MSC e Costa Cruzeiros.

O plano estabelece a ação dos setores da saúde de forma integrada, para a vigilância, monitoramento e resposta a uma possível emergência de saúde pública.

Na temporada de cruzeiros de 2022/2023, Santos recebeu cerca de 700 mil pessoas e o plano de contingência anterior foi aplicado com sucesso.

Sendo assim, ao detectar caso de covid-19, de pessoa sintomática ou assintomática, e casos suspeitos de outras doenças transmissíveis, caberá ao navio de cruzeiro o poder público.

Por fim, o médico de bordo fará um relatório técnico detalhado sobre a condição de cada paciente.

No caso de covid-19, passageiros assintomáticos ou com sintomas leves permanecerão em isolamento na embarcação até o desembarque no porto.

Enfim, quem necessitar de internação será encaminhado para hospital privado, da rede conveniada com a empresa marítima.

O transporte será providenciado pela companhia de cruzeiros, em ambulância ou veículo com motorista, fazendo uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e protocolos de higienização, além de previamente testado.

Sendo assim, passageiros ou tripulantes que necessitarem de quarentena ou isolamento serão encaminhados ao hotel conveniado à empresa marítima.

De acordo com as informações, passageiros e tripulantes hospitalizados serão acompanhados por equipe especializada e designada pela empresa marítima ou companhia de seguros, sob supervisão do Município e do Estado.

Quem estiver hospedado em hotel será acompanhado por equipe de saúde e representantes da empresa marítima. Todos assinarão termo de responsabilidade para o cumprimento das regras de isolamento. O hotel também ficará com a responsabilidade de cumprimento das regras sanitárias para o isolamento.

Sendo assim, em caso de óbito, a companhia marítima será responsável pela remoção e translado dos corpos.

Leia mais

Temporada de cruzeiros no Porto de Santos rende R$ 400 milhões na economia

Duas pessoas são resgatadas de navios de cruzeiros no Porto de Santos

Maior navio da temporada brasileira de cruzeiros faz primeira escala em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo