Educação

Doutor em Educação questiona política de inclusão adotada em escolas brasileiras

Pesquisador e ativista Lucelmo Lacerda evidencia a problemática de educar crianças e adolescentes com necessidades especiais apenas em salas de aulas regulares

O Dr. Lucelmo Lacerda, pesquisador e defensor dos direitos das pessoas com deficiência, lançou o livro “Crítica à Pseudociência em Educação Especial,” editado pela Luna Edições, onde aborda questões cruciais relacionadas à inclusão de crianças e adolescentes neurodivergentes ou com deficiências nas escolas brasileiras.

A publicação destaca o debate em torno da Inclusão Total versus Educação Inclusiva como abordagens antagônicas na Educação Especial. Enquanto a primeira defende a eliminação de salas e escolas especializadas em prol da integração social, a segunda prioriza a integração, mas enfatiza a importância da manutenção de espaços especiais e suporte contínuo para atender às necessidades individuais de cada aluno.

O livro ressalta que a escolarização de pessoas com deficiência exige atenção e apoio especiais, seguindo métodos que tenham sido testados e comprovados eficazes em outros países desenvolvidos. No entanto, no Brasil, a perspectiva da “Inclusão Total,” apoiada pela Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação, tem se tornado a realidade predominante nas escolas. Essa abordagem, embora vista como econômica, tem causado sérios prejuízos a indivíduos com Transtornos Mentais, como o Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual, pois não leva em consideração as necessidades individuais de cada aluno, resultando em salas superlotadas e professores com formação inadequada para atender às demandas específicas.

O autor argumenta que a solução para esse dilema está na priorização das Práticas Baseadas em Evidências, uma abordagem com base científica que permite a implementação de métodos pedagógicos com eficácia comprovada por meio de pesquisas e estudos. O livro oferece uma análise profunda das principais correntes da Educação Especial e apresenta dados relevantes de diversos países desenvolvidos e da literatura científica, promovendo uma reflexão essencial nessa área de estudo.

Segundo Lucelmo Lacerda, “a melhoria da educação passa necessariamente pela organização de um sistema inclusivo, no qual salas e escolas especializadas são imprescindíveis, como ocorre em qualquer país civilizado do mundo.” O livro busca contribuir para uma discussão fundamentada e embasada em evidências na busca por soluções eficazes na educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

LEIA MAIS

VÍDEO – Luísa Sonza beija sua bailarina no palco

Homem é detido após arrombar restaurante e furtar escola em Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo