ObrasSantos

Orla de Santos passará por novas obras para conter ressacas

Esses são os primeiros dispositivos com essa função a serem instalados pela Prefeitura na rede de drenagem de Santos

O canal 3, na Avenida Washington Luís, começa a ganhar, ainda este mês, três válvulas antirretorno, que impedirão a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas.

Esses são os primeiros dispositivos com essa função a serem instalados pela Prefeitura na rede de drenagem de Santos.

Nesta terça-feira (7), foi publicado o extrato do contrato da Administração Municipal com a Focus Consulting Engenharia Ltda., vencedora da concorrência pública para a instalação das válvulas, que ainda incluem a revitalização de canais na faixa de areia, com ampliação das passarelas e novas rampas de acesso.

O projeto envolve a construção de quatro rampas com escada para acesso à faixa de areia entre os canais 4 e 6; prolongamento das passarelas de pedestres sobre os canais 5 e 6, no trecho da praia, e recuperação de muretas e taludes dos canais 3 ao 6.

A instalação das válvulas antirretorno no canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca, foram precedidas por estudos, a cargo de empresas especializadas, conforme explicou Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos). Mas ele alerta: “De qualquer forma, a força da natureza é imprevisível e o objetivo das válvulas é mitigar possíveis alagamentos”.

As válvulas serão instaladas no ponto de junção das redes de drenagem das ruas Lincoln Feliciano, Pindorama e Jorge Tibiriçá com o canal 3, conforme adiantou o secretário.

Já o calçadão junto à faixa de areia entre os canais 4 e 6 ganhará quatro acessos à praia, dotados de escada do lado direito e rampa em concreto armado à esquerda.

As intervenções contemplam ainda o prolongamento das passarelas sobre os canais 5 e 6, junto ao mar, visando minimizar os efeitos das marés. Isso porque a movimentação da maré e as ressacas removem grande volume de areia, criando degraus que dificultam a circulação de banhistas e esportistas.

O projeto também envolve a recuperação de taludes e muretas em granito dos canais, no trecho da praia.

Leia mais

Dezenas de pipas e linhas cortantes são apreendidas em Santos

VÍDEO – Polícia Civil investiga caso de estupro contra moradora de rua em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo