ClimatologiaSantos

Santos utiliza CCO e drone para monitoramento preventivo de áreas de risco

Segundo a Prefeitura da cidade, nenhum episódio fatal foi registrado nas áreas mais vulneráveis do Município

O período de chuvas intensas, entre dezembro e abril, terminou em Santos, assim como o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) 2023-2024.

Segundo a Prefeitura da cidade, nenhum episódio fatal foi registrado nas áreas mais vulneráveis do Município.

O trabalho de monitoramento preventivo sendo realizado durante todo o ano nestes locais, com o suporte tecnológico do Centro de Controle Operacional (CCO) e de drone, que permitem imagens em tempo real.

Localizado no embasamento do Paço Municipal, o CCO conta com 1.736 câmeras interligadas, sendo que parte delas monitora todas as áreas com risco de alagamentos e avanço da maré, além de possibilitar a visualização de algumas encostas de morros, em meio ao efeito das mudanças climáticas. A Cidade ainda pretende ampliar o número para mais de 1.500 câmeras de monitoramento.

O drone recém-adquirido pelo CCO, com tecnologia de transmissão de imagens on-line (em tempo real), pode ser usado para vistoriar áreas de difícil acesso e ocorrências de grandes sinistros, em meio aos efeitos das mudanças climáticas.

O Centro de Controle Operacional também abriga o serviço de plantão 24h da Defesa Civil. As chamadas dos munícipes para o telefone 199 do órgão são direcionadas à central.

Leia mais

Três pessoas são presas por furtos na orla de Santos

Incêndio de grandes proporções destrói comércios em Guarujá

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo