De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), o estado de São Paulo contabilizou 1.240 óbitos no trânsito durante o primeiro trimestre de 2024. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 1.108 fatalidades, houve um aumento de 11,9%.
‘Maio Amarelo’ é o mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, e uma das formas mais eficazes de promover essa segurança é garantir que os veículos estejam em condições adequadas de funcionamento. No entanto, muitas vezes, alguns cuidados com a manutenção do carro acabam passando despercebidos, o que pode resultar em prejuízos financeiros e até mesmo colocar em risco a segurança dos ocupantes.
“Esses detalhes podem ser observados no dia a dia e quando ações preventivas são tomadas, é possível diminuir a dor de cabeça e aliviar o bolso”, explica Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.
Pensando nisso, Leonardo Furtado elencou 5 cuidados importantes que podem manter a manutenção do carro mais assertiva, além de evitar alguns custos. Confira:
Para quem dirige, calibrar os pneus é tarefa fundamental
Para muitos pode soar como besteira, mas alguns motoristas vão ao posto para abastecer e ficam com preguiça de “perder” alguns minutos para checar a calibragem dos pneus. Consequência? Os pneus descalibrados ocasionam um desgaste na roda e automaticamente aumentam o consumo de combustível, pois o carro fica mais pesado para dirigir. “Os pneus devem ter uma atenção semanal, seguindo sempre as regras da montadora para não ultrapassar a pressão indicada no manual”, sugere Furtado.
Você já checou o limpador de para-brisa?
Após um longo período de seca em São Paulo, as chuvas já começam a dar o ar da graça, por isso é importante dar uma atenção extra às palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, se for o caso.
Leonardo explica que depois de muito tempo parados, esses itens acumulam poeiras, podendo ficar ressecados devido a exposição ao sol. O resultado é a perda da capacidade na hora de expelir a água da chuva que escorre pelo vidro, prejudicando a visão.
E a bateria? Não vale lembrar apenas quando ficar sem carga…
A bateria não costuma mandar lembranças antes de perder a carga e deixar o motorista na mão. Por isso, é indicado guardar o comprovante da garantia da bateria e anotar no calendário quando foi a última vez que o item foi checado. A dor de cabeça pode ser evitada se a manutenção do veículo for feita com frequência.
Tome cuidado com o alinhamento da direção
Intuição de motorista é igual ao extinto materno: não falha. Por isso, se você está sentindo que a direção do veículo está se comportando de maneira estranha – puxando para o lado contrário, por exemplo – é porque tem alguma coisa errada. Entre inúmeros problemas, o desalinhamento de direção pode ser o principal. “Devido às ruas esburacadas, a direção pode ficar desajustada, prejudicando a segurança. Neste caso, é necessário procurar por uma checagem mais profissional”, alerta o superintentende.
Lembre-se das lâmpadas dos faróis e lanternas
Muitas vezes os motoristas só percebem que o veículo está com uma luz queimada quando são parados em uma blitz e presenteados com uma multa. “Neste caso, a checagem pode ser feita pelo próprio condutor dentro de casa com a ajuda de alguém para verificar se há alguma lanterna ou lâmpada queimada”, finaliza.
LEIA MAIS
Bradesco: vagas em diversas áreas aguardam por você!
Oportunidades no interior de São Paulo: vagas com salários atraentes!