Não comprar por impulso, verificar atentamente os preços e as condições de pagamento dos produtos e, no caso das compras on-line, atentar se o portal é de empresa com sede no Brasil.
Estas são as principais dicas do Procon-Santos para quem pensa em fazer compras na ‘Black Friday’ (período em que lojas e estabelecimentos prometem descontos nas vendas de produtos e serviços), no próximo dia 29.
Diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira afirma que a principal preocupação do órgão com relação à ‘Black Friday’ são as compras feitas no mundo digital. “Nas lojas físicas, de modo geral, o consumidor tem a oportunidade de verificar o produto, suas qualidades, especificações, características e condições de preço. No mundo digital, estamos expostos a uma compra não palpável e, ao mesmo tempo, de um fornecedor de produtos ou de serviços que não conhecemos”.
Após selecionar um produto para a compra, segue orientando Ronaldo Ferreira, a dica é verificar se a compra está dentro de seu orçamento. “Não devemos nos esquecer que depois da ‘Black Friday’, vem o Natal e, na sequência, os pagamentos típicos de janeiro, como IPVA e matrículas em escolas”.
Quanto aos cuidados para não fazer a compra em sites falsos, o diretor do Procon-Santos afirma que o importante ao entrar em uma página é o consumidor verificar se se trata de um ambiente seguro para a compra, geralmente os portais iniciando com “https://”. “Ao acessar as páginas, o passo seguinte é ver se a empresa apresenta seu CNPJ, se tem endereço e telefone fixos, que é a certeza que a empresa existe”.
Ele não recomenda compras em sites estrangeiros porque os órgãos de defesa do consumidor do País, como o Procon-Santos, não têm gerência nessa condição jurídica de atuar por ser área internacional.
PRAZO PARA TROCAS
Em todas as compras pela internet, o consumidor tem o direito de trocar o produto em até sete dias, a partir da data de recebimento, independentemente de problemas, sem qualquer despesa alguma. Também é importante saber a política de troca e devolução da empresa. “Já nas compras em lojas físicas, a troca só é obrigatória se o produto apresentar algum defeito. Fora destas condições, a troca vira uma opção do fornecedor do serviço ou do produto, não sendo obrigatória”.
LISTA DO PROCON-SANTOS SAI DIA 25
Ronaldo Ferreira orienta ainda que os interessados em adquirir bens na ‘Black Friday’ já façam ainda esta semana pesquisas de preço para detectar, de fato, se o produto vai apresentar desconto no dia 29. No dia 25, o Procon-Santos apresentará uma tabela comparativa de preços colhida em várias lojas físicas da Cidade para melhor orientar o consumidor.
Leia mais
Comitê Paralímpico Brasileiro abre vagas de emprego para diferentes áreas
Autoridades prendem sétimo procurado da justiça em Santos em quase um mês