Desemprego no Brasil atinge 6,1% e bate novo recorde de ocupação
Menor taxa de desocupação desde o início da série histórica da PNAD Contínua em 2012
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre encerrado em novembro, de acordo com a pesquisa PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (27). Este é o menor índice já registrado na série histórica desde 2012, marcando uma queda em relação aos 6,2% registrados no mês anterior.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a taxa era de 7,5%, o número de desempregados no Brasil diminuiu consideravelmente, com 6,8 milhões de pessoas sem trabalho – o menor número desde 2014.
- 📲Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as
novidades e atualizações! - 📲Entre em nosso grupo e receba diversas vagas por dia em seu celular
Além disso, a população ocupada no país atingiu 103,9 milhões, um recorde histórico. Isso representa um aumento de 1,4% no trimestre e de 3,4% em relação ao ano passado. Com isso, 58,8% da população em idade de trabalhar está empregada, o maior percentual desde 2012.
O crescimento do mercado de trabalho é atribuído, em parte, às contratações de fim de ano, especialmente no comércio e na área de transporte e logística devido ao aumento das vendas online.
Apesar da queda no desemprego, a informalidade permanece alta, com 40,3 milhões de trabalhadores sem carteira assinada, o que representa 38,7% da população ocupada.
LEIA MAIS
NOVA RH abre vaga com salário de até R$ 5 mil
Afya oferece vaga 100% remota para ensino médio completo