Cúpula do Brics começa no Rio com foco em saúde, meio ambiente e inteligência artificial
Temas geopolíticos ficam fora da agenda oficial; Brasil busca fortalecer papel no Sul Global

A Cúpula de Líderes do Brics tem início neste domingo (6), no Rio de Janeiro, com a presença dos chefes de Estado dos 11 países que compõem o bloco, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã e outros. Sob a presidência brasileira, o encontro dará ênfase a três temas estratégicos: saúde, meio ambiente e inteligência artificial.
Apesar das tensões geopolíticas envolvendo países do grupo, como Rússia e Irã, conflitos como a guerra na Ucrânia e os embates no Oriente Médio não integram a pauta oficial. Segundo o Itamaraty, temas sensíveis devem ser tratados apenas em reuniões bilaterais.
Meio ambiente: alinhamento para a COP30
Com a presidência da próxima COP30, marcada para novembro em Belém (PA), o Brasil tenta liderar uma agenda climática comum entre os países do Sul Global. A expectativa é a aprovação de uma declaração conjunta com metas alinhadas ao Acordo de Paris, incluindo o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Saúde: combate a doenças negligenciadas
Outro ponto central será a criação de estratégias conjuntas para erradicar doenças como tuberculose, malária e leishmaniose, endemias que afetam majoritariamente países em desenvolvimento. O Brasil também propõe o fortalecimento da Rede de Pesquisa do Brics, com foco na produção de vacinas.
LEIA MAIS
Motorista morre durante entrega em Jarinu
Homem é preso por importunação sexual em escritório