Tecnologia

Conversas do ChatGPT foram parar no Google

Links compartilhados pelos usuários podiam ser indexados por buscadores, tornando chats acessíveis publicamente. OpenAI retirou a função após repercussão

O Google estava indexando links de conversas do ChatGPT que foram compartilhadas pelos próprios usuários da plataforma. Isso permitia que interações com o chatbot da OpenAI aparecessem em resultados de busca e fossem acessadas por qualquer pessoa.

O ChatGPT contava com um recurso que permitia criar links de conversas por meio do botão “Compartilhar”. Durante esse processo, havia uma opção para tornar o link visível em buscadores — ela vinha desativada por padrão, mas podia ser ativada manualmente.

Com a repercussão do caso, a OpenAI decidiu remover a função. Segundo Dane Stuckey, chefe de segurança da informação da empresa, a ferramenta foi uma experiência breve com o objetivo de tornar conversas úteis mais acessíveis, mas acabou gerando riscos de exposição involuntária.

“Vimos que muitas pessoas acabaram compartilhando conteúdo sem perceber as consequências. Por isso, decidimos retirar essa possibilidade”, afirmou Stuckey em sua conta no X (antigo Twitter).

Especialistas explicam que o Google só indexa esses links quando são compartilhados em páginas públicas da internet, como redes sociais, blogs ou fóruns, permitindo que o buscador os localize.

LEIA MAIS

Polícia recupera carga de R$ 827 mil com eletrodomésticos roubados

iFood abre dezenas de vagas remotas. Saiba como se candidatar

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo