Política

Justiça da Argentina autoriza extradição de cinco condenados pelos atos de 8 de janeiro

Foragidos serão enviados ao Brasil, mas defesa ainda tenta barrar decisão na Suprema Corte

A Justiça da Argentina autorizou nesta quarta-feira (3) a extradição de cinco brasileiros condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. A decisão foi assinada pelo juiz Daniel Rafecas, do Tribunal Federal Criminal nº 3.

Os extraditados são Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza, presos no país no fim do ano passado após pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No Brasil, eles foram condenados a penas que variam entre 13 e 17 anos de prisão.

Durante a audiência, realizada em Buenos Aires, os réus compareceram escoltados e algemados, com direito a tradução simultânea. A defesa informou que irá recorrer da decisão à Suprema Corte argentina.

Apesar da autorização judicial, a extradição ainda depende de manifestação da Comissão Nacional para os Refugiados (Conare) e da decisão final do presidente Javier Milei, já que os condenados haviam solicitado refúgio ao chegar à Argentina.

O julgamento de extradição havia sido adiado três vezes antes da decisão desta quarta-feira.

LEIA MAIS

Várzea Paulista desafia recorde mundial e projeta o maior panetone do mundo com 350 kg

Gol decisivo no Maracanã garante ao Flamengo mais um título brasileiro

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo