Cubatão

Rodrigo Pacheco assume cargo de ministro do Tribunal de Contas da União

Rodrigo Pacheco toma posse como ministro do Tribunal de Contas da União após saída de Bruno Dantas e aprovação do Congresso Nacional

Rodrigo Pacheco tomou posse nesta quarta-feira (30) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Sua nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (28).

Pacheco assume a vaga deixada por Bruno Dantas, que renunciou ao cargo para seguir na iniciativa privada. A indicação do ex-presidente do Senado foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

Nascido em Porto Velho, Rondônia, e criado em Minas Gerais, Pacheco tem 49 anos e é advogado. Ele foi deputado federal antes de conquistar uma cadeira no Senado em 2018, onde presidiu a Casa em dois mandatos consecutivos.

Nos últimos meses, seu nome foi cogitado para uma possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também foi considerado para uma candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições de outubro, mas decidiu não concorrer.

O TCU conta com nove ministros, sendo três indicados pelo presidente da República e seis escolhidos pelo Congresso Nacional. Os cargos ocupados no tribunal são vitalícios, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo