Anticiclone provoca queda de temperatura e chuva no Sul do Brasil
Anticiclone causa queda nas temperaturas e provoca chuvas isoladas em várias regiões do Sul, trazendo alertas para tempestades e granizo


As nuvens na Região Sul do Brasil começarão a se dissipar nesta quinta-feira, 1º de outubro, à medida que uma frente fria se afasta devido à atuação de um anticiclone, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O anticiclone, caracterizado por ser um sistema de alta pressão, favorece um clima mais estável e livre de intempéries.
No Paraná, há um alerta amarelo para o potencial de tempestades nas regiões noroeste, norte e leste, onde ainda podem ocorrer chuvas com trovoadas e possibilidade de granizo. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas isoladas, mas o céu tende a ficar mais limpo ao longo do dia. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 13°C e 23°C.
Enquanto isso, no Sudeste, outra frente fria traz chuvas e trovoadas para o oeste e sul de São Paulo, avançando para o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o centro e sul do Espírito Santo. A possibilidade de granizo também existe nessas áreas. Um alerta laranja adverte para tempestades no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, e nas regiões centro e sul do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo.
Na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o calor se intensifica, e a baixa umidade do ar gera alerta amarelo para noroeste, norte, centro e leste de Minas, incluindo a capital Belo Horizonte.
No Centro-Oeste, um aviso laranja indica perigo de tempestades no sudoeste e sul de Mato Grosso, Goiás e em partes de Mato Grosso do Sul. Outras áreas, como o noroeste, centro e leste de Mato Grosso e o Distrito Federal, estão sob um alerta amarelo, mas sem indicação de tempestades iminentes.
Na Região Norte, as chuvas e trovoadas isoladas predominam na faixa leste, abrangendo os estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas, com alerta amarelo para potenciais tempestades. Em partes do oeste e noroeste do Pará e no sudoeste do Tocantins, também são esperadas chuvas esparsas.
No Amapá e em outras áreas do Pará e Tocantins, o dia será ensolarado e quente, com especial atenção para o sudeste do Tocantins, onde a umidade do ar fica baixa. As temperaturas mínimas chegam a 23°C em Rio Branco e podem alcançar até 39°C em Palmas.
No Nordeste, um aviso amarelo para baixa umidade do ar afeta o leste do Maranhão, grande parte do Piauí, centro e sul do Ceará, além de oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte, centro e oeste da Bahia. A região deve apresentar céu limpo e altas temperaturas, com mínimas de 21°C em Maceió e máximas chegando a 39°C em Teresina.



