Defesa Civil de SP emite alerta para intensidade de chuvas fortes no estado
Defesa Civil alerta para chuvas intensas e possíveis alagamentos em SP entre 13 e 15 de outubro, com cuidados essenciais recomendados à população


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes que deverão atingir todas as regiões do estado entre hoje (13) e quinta-feira (15). O aviso acende um sinal de alerta para a população, diante da instabilidade climática e da previsão de temporais.
Os meteorologistas apontam que as condições atmosféricas trazem a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de quedas de granizo, raios e rajadas de vento. O solo, já saturado em função das chuvas registradas na semana anterior, aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e a elevação dos níveis de rios e córregos, especialmente em áreas mais suscetíveis a esses fenômenos.
A previsão para hoje indica que os acumulados de chuva mais significativos ocorrerão nas regiões oeste e sul. Amanhã (14), as chuvas devem se intensificar, com expectativa de serem generalizadas, principalmente nas áreas sul, centro e leste do estado.
Na quinta-feira (15), a situação se mantém, com a continuidade das pancadas de chuva em todo o território paulista. Regiões que fazem divisa com Minas Gerais podem sofrer com volumes ainda mais expressivos, reforçando a necessidade de atenção e precauções.
Diante desse cenário, a Defesa Civil pede que a população adote medidas de segurança e fique alerta a comunicados oficiais, reforçando a importância de não atravessar ruas alagadas, evitar áreas de correnteza e se manter afastado de locais baixos próximos a rios ou córregos. Em caso de tempestades com raios e ventos fortes, a recomendação é que as pessoas se afastem de áreas abertas e não busquem abrigo embaixo de árvores.



