Governo promete diálogo para alcançar meta fiscal, afirma Durigan
Ministro da Fazenda anuncia diálogo com setor privado para definir medidas de ajuste fiscal e garantir cumprimento da meta fiscal do governo


Em Brasília, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, anunciou nesta terça-feira (27) que o governo federal se compromete a dialogar com o mercado financeiro e setores privados para implementar ajustes que garantam o cumprimento da meta fiscal. A declaração foi feita ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde o ministro enfatizou a importância da responsabilidade fiscal.
“Nosso compromisso é com a responsabilidade fiscal, com a estabilidade fiscal, e isso vai ser buscado com diálogo”, afirmou Durigan.
O ministro detalhou que, no dia anterior, fez contato com representantes do setor financeiro na tentativa de estabilizar o mercado, evento que ocorreu logo após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conquistou um novo mandato à frente do governo federal.
Embora sem divulgar informações específicas, Durigan mencionou que a equipe do governo já está analisando possíveis medidas de ajuste fiscal. Uma das possibilidades inclui a ampliação da parte do Orçamento da União que pode ser contingenciada, ação que requer aprovação do Congresso Nacional.
“Já temos várias medidas sendo estudadas e algumas prontas”, revelou, destacando que as propostas em análise serão anunciadas em breve, com a autorização do presidente Lula, que primeiro deseja nomear os novos membros de sua equipe econômica.
Durigan também enfatizou que o país está atravessando um “período de transição”, que se estende desde o resultado do segundo turno das eleições até 5 de janeiro, quando Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, assumirão novamente seus cargos.
“[Até lá] o presidente vai se sentar tanto com a equipe atual quanto com a que será designada para o novo mandato para definir os próximos passos concretos. Temos medidas prontas, incluindo a busca pelo cumprimento da meta, que serão discutidas com o Congresso Nacional em breve,” concluiu o ministro.



