Cedae interrompe Sistema Guandu para adaptações visando o verão no Rio
Cedae suspende produção de água no Sistema Guandu por 24 horas para manutenção preventiva visando atender à alta demanda durante o verão no Rio


A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) iniciou na madrugada desta terça-feira (3) a paralisação da produção de água do Sistema Guandu, uma medida necessária para preparar a estação de tratamento para o aumento da demanda durante o verão. A expectativa é que a manutenção preventiva seja finalizada até as 4h da madrugada de quarta-feira (4).
Durante esse período, o fornecimento de água estará suspenso para as concessionárias que atendem não apenas a capital fluminense, mas também os municípios vizinhos de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
A produção de água será retomada de maneira gradual, um processo que pode levar até 72 horas. A Cedae aconselha os consumidores a reservarem água antecipadamente e a evitarem atividades que exigem alto consumo, como lavar calçadas e veículos. Cumprindo essas orientações, a expectativa é mitigar os impactos da interrupção.
É importante ressaltar que as residências situadas em áreas mais altas dos municípios poderão enfrentar um atraso maior na normalização do abastecimento. O Sistema Guandu, localizado na Baixada Fluminense, é vital para cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Sobre a Manutenção Preventiva
O Sistema Guandu tem uma capacidade impressionante de produção, gerando, em média, 43 mil litros de água por segundo. Desde 2007, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu é reconhecida pelo Guinness World Records como a maior estação de tratamento contínuo de água do mundo, o que ressalta sua importância para a região.
Com o objetivo de garantir a qualidade no fornecimento durante o verão, uma equipe de 500 funcionários está empenhada em mais de 100 frentes de trabalho, dedicando-se à vistoria, limpeza e manutenções tanto preventivas quanto corretivas em diversas estruturas e equipamentos do sistema.
O esforço inclui também a instalação de um macromedidor, um dispositivo que atua como um hidrômetro especializado para tubulações de grande porte. Segundo Elisa Silva, diretora de Saneamento e Grande Operação da Cedae, “a manutenção preventiva aumenta a garantia de que o sistema chegue ao verão em plenas condições operacionais, diminuindo a chance de paralisações emergenciais ou reduções de produção durante o período de maior consumo”.



