Direitos HumanosEducaçãoEleiçõesJustiçaPolítica

Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato lideram as votações entre deputados

Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato se destacam como os mais votados nas eleições para a Câmara Federal, acumulando milhões de votos em seus estados

Nikolas Ferreira (PL-MG) e Lucas Pavanato (PL-SP) foram os grandes protagonistas nas eleições para a Câmara Federal deste ano, com votações expressivas. O reeleito Nikolas Ferreira conquistou 3.119.318 votos, representando 24,7% do total de eleitores que compareceram às urnas em Minas Gerais no último domingo (4).

Com apenas 30 anos, Nikolas Ferreira, natural de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória política em 2020 ao ser eleito vereador por sua cidade, representando o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Sua ascensão continuou em 2022, quando conquistou sua primeira eleição para deputado federal pelo PL, obtendo 1.492.047 votos.

Durante seu primeiro mandato, Ferreira se destacou como vice-líder da oposição, presidente da Comissão de Educação e atualmente ocupa o cargo de 3º vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Ao lado de Nikolas, o vereador Lucas Pavanato também impressionou nas urnas, recebendo 3.038.438 votos, o que corresponde a 11,5% dos eleitores que votaram em São Paulo. Com 28 anos e natural de Sorocaba, Pavanato fez sua estreia política na eleição de 2022, quando tentou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, mas terminou na suplência com 36 mil votos. Em 2024, já pelo PL, foi eleito vereador na capital paulista com 161 mil votos.

Por outro lado, a deputada Erika Hilton, com 1.596.472 votos (5,9% do total em São Paulo), também se destacou na eleição. Nascida em Franco de Rocha e agora com 33 anos, ela conquistou seu primeiro mandato na Câmara Federal em 2022, pelo PSOL, com 256 mil votos.

Hilton, que foi vereadora de São Paulo entre 2021 e 2023, tem ocupado cargos importantes na Câmara, como líder da Federação PSOL Rede, 2ª vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, e atualmente é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Os demais candidatos a deputado federal com notáveis votações incluem André Fernandes (PL-CE), com 684.732 votos; Sâmia Bomfim (PSOL-SP), com 583.107 votos; Julia Zanatta (PL-SC), com 560.223 votos; Ana Elisa (PT-MG), com 524.129 votos; Kim Kataguiri (Missão-SP), com 520.071 votos; Tabata Amaral (PSB-SP), com 476.383 votos; e Jeffrey Chiquini (Novo-PR), com 425.399 votos.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo