

Alunos, professores e pais se mobilizaram em diversas cidades da França nesta terça-feira (6), bloqueando centenas de escolas em protesto contra a falta de pessoal e as condições precárias das salas de aula. Este foi o maior dia de manifestações em uma onda que já perdura por semanas, refletindo as crescentes insatisfações com o sistema educacional do país.
As primeiras manifestações começaram pacificamente pela manhã em cidades como Marselha, Nantes e Lyon, com uma concentração maior de protestos aguardada para a tarde em Paris. Cartazes e sinalizadores de fumaça foram usados para expressar o descontentamento dos jovens, que exibiam frases impactantes como “Sob nossos livros escolares, raiva” e “Onde estão os políticos? Será que eles sabem que existimos?”.
Este movimento surge após duas semanas de protestos, inicialmente iniciados nos subúrbios carentes de Paris e que rapidamente se espalharam por todo o território francês. O governo, por sua vez, respondeu com o envio da polícia de choque, alegando que a situação se transformou em violência urbana.
Um incidente grave foi registrado nos confrontos da segunda-feira (5), quando a mão de um adolescente de 15 anos foi severamente ferida após ele pegar uma granada de dispersão lançada pela polícia. François-Xavier Lauch, prefeito de Pas-de-Calais, comentou que cerca de 200 a 250 manifestantes estavam lançando objetos contra as forças de segurança, mas se recusou a detalhar a situação exata.
De acordo com a União dos Estudantes do Ensino Médio, aproximadamente 1.800 escolas foram bloqueadas ou estavam fechadas ao longo do dia. Algumas autoridades locais de educação tentaram transferir as aulas para o formato virtual, mas o Ministério da Educação ainda não divulgou números oficiais sobre o impacto dos protestos.
“Quando a resposta é a violência, isso significa que a democracia não está mais funcionando”, afirmou Hugo Vetzel, um recém-formado em ensino médio de Estrasburgo. Ele está atualmente se preparando para exames de admissão nas melhores universidades da França e contou que há uma grande desconexão entre as elites e os jovens.
Em resposta à pressão dos estudantes, o primeiro-ministro Sébastien Lecornu solicitou que seus ministros abordem as principais reivindicações, que incluem a garantia de substituição para professores ausentes, uma revisão das horas letivas e a necessidade de intervalos de almoço mais longos. Lecornu também anunciou que o governo irá investigar os reparos necessários nas antigas instalações escolares, pedindo propostas até o final de outubro.
Desde o início dos protestos, o Ministério do Interior informou que 6.100 pessoas foram detidas, sendo a maioria menores de idade. Além disso, 1.800 indivíduos estão enfrentando processos judiciais, incluindo 1.483 adolescentes, embora o Ministério da Justiça não tenha detalhado os crimes. A violência dos confrontos deixou pelo menos 715 policiais e 215 adolescentes feridos, segundo dados do gabinete de Lecornu.



