Justiça Eleitoral oferece atendimento remoto em Libras para inclusão de surdos
TSE lança Central de Intermediação em Libras para garantir acesso remoto e inclusivo aos serviços eleitorais para pessoas surdas e com deficiência auditiva


A inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos processos eleitorais do Brasil ganha um novo impulso com o lançamento da Central de Intermediação em Libras (CIL), implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (6). A plataforma possibilita atendimento via videochamada, facilitando a comunicação entre eleitores e servidores em tribunais eleitorais de todo o país.

Por meio da CIL, cidadãos poderão interagir em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com um intérprete, que fará a tradução simultânea para o português durante o atendimento. A ferramenta é acessível via celular, tablet ou computador, garantindo que a comunicação ocorra de forma eficiente e construtiva.
O novo serviço estará disponível não apenas no TSE, mas também nos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs), estendendo a assistência a brasileiros residentes no exterior. Para aqueles que preferirem o atendimento presencial, as unidades do TSE também estarão equipadas para facilitar a conexão com a central. Segundo o TSE, as recepções e Ouvidorias dos TREs contarão com recursos tecnológicos adequados para apoiar os usuários nessa interação.
Essa iniciativa visa aumentar a autonomia e a privacidade das pessoas com deficiência auditiva durante o acesso a serviços eleitorais. Atualmente, apenas cinco TREs têm intérpretes fixos, localizados predominantemente nas capitais, enquanto a maioria das unidades depende do auxílio de acompanhantes ou de comunicação escrita e gestual.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o Brasil possui mais de 2 milhões de indivíduos surdos ou com deficiência auditiva. Levantamento do TSE realizado em 2026 revelou que cerca de 182,3 mil eleitores com deficiência auditiva estão cadastrados, representando aproximadamente 8,37% do total de eleitores com deficiência.
Acesso à plataforma
Os serviços podem ser utilizados tanto por videochamada quanto por mensagens de texto em um bate-papo online (webchat). A plataforma CIL é acessível através de links, QR Codes ou aplicativos, sem que seja necessário instalar programas nos sistemas dos cartórios eleitorais.
Para usar o serviço sem comprometer a franquia de dados móveis, os cidadãos devem instalar previamente o aplicativo ICON, disponível nas versões Android e iOS, e escanear o QR Code que pode ser encontrado no site da Justiça Eleitoral ou em cartazes nos locais de atendimento.
Aqueles que não dispuserem de um celular ou outro dispositivo podem se dirigir a um cartório eleitoral ou a uma unidade de atendimento de um TRE para receber o suporte necessário.
A plataforma também oferece internet patrocinada, permitindo que os usuários realizem videochamadas sem impactar no consumo de seus dados móveis.
A Central de Intermediação em Libras funcionará durante o horário regular de atendimento da Justiça Eleitoral, levando em consideração as diferenças de fuso horário entre os estados e os períodos de maior demanda, como o fechamento do cadastro eleitoral e os dias de votação.



