ClimatologiaLouveiraSaúde

Louveira alerta para os perigos da leptospirose com as chuvas

O mês de janeiro tem sido marcado por chuvas intensas e alagamentos

O ano de 2023 começou com chuvas volumosas e com diversos alagamentos por diversas cidades. E com isso reacendeu o alerta da leptospirose, doença originada da urina do rato, que se prolifera com os alagamentos. Em Louveira, a Secretaria de Saúde, alerta a população sobre casos de leptospirose e outros problemas de saúde pública, causados especialmente na população que teve contato com águas da chuva em situações de alagamentos, enxurradas e inundações.

“Estamos de prontidão em uma força-tarefa para evitar também este tipo de problema de saúde pública, que pode sim acometer a população neste período de chuvas que enfrentamos aqui em Louveira “, disse o Prefeito Estanislau Steck. Algumas áreas da cidade foram afetadas e a prefeitura, junto com a Defesa Civil, fizeram vistorias nas casas das famílias afetadas pelas fortes chuvas em dezembro.

De acordo com as informações da Vigilância em Saúde, não há casos de leptospirose registrados em Louveira. Mas, como forma de ações preventivas, as equipes da Vigilância em Saúde têm realizado neste início de ano visitas técnicas para alertar e orientar a população, em especial das regiões mais afetadas pelas chuvas, entre elas Estiva, Leitão, Vassoural, Estrada Hugo Picchi, Bairro Santo Antônio, entre outros pontos.

Além da leptospirose, o período de chuvas intensas podem trazer também outros problemas de saúde, como verminoses, hepatites virais e doenças diarreicas agudas, devido a alagamentos, enxurradas e inundações.

O que é a leptospirose?

A Secretária de Saúde de Louveira, Marcia Bevilacqua, explica que a leptospirose é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria, que é eliminada principalmente pela urina de roedores – ratazanas, ratos e camundongos, e que sobrevive em ambientes de lama, em margens de córregos e água da chuva.

“O transbordamento de rios e córregos é uma situação que pode causar infecção por esta bactéria porque a água invade toca de ratos e espalha a contaminação pela bactéria. É preciso evitar ao máximo o contato com essas águas da chuva. As crianças, por exemplo, não devem brincar ou nadar nas áreas de alagamento”, alerta a Secretária.

A Vigilância em Saúde de Louveira informa a população sobre o contágio, os sintomas da doença e formas de prevenção. Para mais informações, a Vigilância em Saúde de Louveira atende pelos contatos 3878-2323 e 3878-3630.

10 Dicas para evitar doenças no período de chuvas:

1 – Não consuma alimentos atingidos por inundações, alagamentos e enxurradas

2 –  Lave sempre as mãos com sabão e água limpa

3 – Lave e desinfete equipamentos e a área de preparação de alimentos

4 – Guarde os alimentos em recipientes fechados e perecíveis refrigerados

5 – Guarde a água tratada em vasilhas limpas e com tampas

6 – Não utilize água de riachos, rios, cacimbas ou poços para tomar banho

7 – Evite consumo de alimentos crus, principalmente carnes, pescados e mariscos

8 – Mantenha o lixo sempre fechado

9 – Trate a água para ingestão

10 – Vacine as crianças menores de 1 ano contra o rotavírus humano

LEIA TAMBÉM

Corpo de homem é encontrado sem vida no Complexo Argos

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios