Polícia Ambiental de Jundiaí finaliza Operação Piracema
A operação tem objetivo de combater a pesca ilegal durante o período de defeso dos peixes pertencentes as bacias do Tietê e Paraná
A Polícia Ambiental de Jundiaí finalizou a Operação Piracema que foi realizada entre 1º de novembro e 28 de fevereiro nas regiões de Campinas, Jundiaí e Atibaia.
A operação tem objetivo de combater a pesca ilegal durante o período de defeso dos peixes pertencentes as bacias do Tietê e Paraná.
Ainda de acordo com as informações, nas regiões da operação existem restrições a pescadores amadores e profissionais, que são proibidos de capturar os peixes nativos.
As ações contaram com fiscalizações policiais ambientais e atividades de policiamento ostensivo nos períodos diurno e noturno.
Sendo assim, foram desenvolvidas diversas fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam o pescado, sendo exigida a procedência e a nota fiscal dos produtos oriundos da pesca.
Operação em números
Por fim, as autoridades contabilizaram mais de 40 horas de atividades com emprego de embarcações e apreensões de diversos petrechos de pesca.
Foram apreendidos 52 quilos de pescado proveniente de pesca proibida; e realizadas 17 Autuações Ambientais que somadas superaram R$ 20.000,00 em valor de multa.
Restrições
De acordo com as autoridades, após o fim do período de defeso em 1º de março, as restrições continuam em vigor com o objetivo de combater a pesca ilegal no estado de São Paulo.
A imposição de tamanho mínimo para a captura de algumas espécies nativas, e a existência de locais proibidos, tais como próximo a barragens e corredeiras também será exigida.
Leia mais