Santos vê Suárez perder pênalti, mas sai derrotado na estreia do Brasileirão
Jogo realizado em Caxias do Sul contra o Grêmio ficou marcado também pela briga entre torcedores das duas equipes
O torcedor do Santos certamente esperava por um novo caminho no Campeonato Brasileiro, começando a competição com algum saldo positivo. Só que neste domingo (16), em Caxias do Sul, o Peixe tinha pela frente o embalado e invicto Grêmio e deixou o Alfredo Jaconi com uma derrota na estreia. O astro Luiz Suárez perdeu um pênalti, mas o lateral direito João Paulo deu a vitória aos tricolores.
Se na edição do Brasileirão do ano passado, o torcedor santista via um time sem alma, pelo menos no duelo da primeira rodada viu uma postura diferente da equipe de Odair Hellmann. Foi um primeiro tempo movimentado, com as duas equipes tendo oportunidades de gols. No lado do Grêmio, a melhor foi com Cristaldo, aos dez minutos, mas João Paulo fez bela defesa. Já para o Santos, Marcos Leonardo cabeceou sozinho na pequena área, mas Adriel estava bem posicionado e segurou.
O Tricolor teve mais volume de jogo, mas o Peixe melhorou com a entrada de Soteldo, após Lucas Barbosa sair machucado. Mas a pressão gremista fez efeito. Aos 43 do segundo tempo, Diogo Barbosa cruzou na área e Eduardo Bauermann afastou. Na sobra, João Paulo apareceu para bater colocado de esquerda e abrir o placar em Caxias do Sul.
Segundo tempo
A etapa final continuou movimentada com os dois times buscando o gol. O Grêmio teve a chance de ampliar aos 8 minutos. O pênalti de Messias em Cristaldo foi assinalado após revisão no VAR. A expectativa de todo o Alfredo Jaconi era com Suárez. Era a chance para o primeiro gol do astro uruguaio no Campeonato Brasileiro. Mas ele acabou isolando. Em cinco cobranças dele na temporada, foram três erros.
A partir do lance, o time caiu muito e viu o Santos pressionar e ter mais volume. Eduardo Bauermann obrigou Adriel a fazer uma defesaça em cruzamento. Depois, Lucas Lima desperdiçou cobrança de falta. No outro lado, Nathan arrematou de muito perto, enquanto Suárez e Zinho obrigaram João Paulo a trabalhar.
Cenas lamentáveis
As torcidas de Grêmio e Santos entraram em conflito durante o intervalo da partida no Alfredo Jaconi. Gremistas e santistas brigavam pela grade quando os torcedores do Peixe forçaram o portão e invadiram o espaço destinado aos tricolores no Jaconi. Na sequência, houve correria nas duas partes e a polícia militar gaúcha rapidamente entrou em ação e permaneceu no espaço durante o segundo tempo.
O Grêmio mandou a partida para o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, justamente por uma punição referente à briga de torcedores no jogo contra o Cruzeiro, em 2022, na Série B. O clube gaúcho ainda jogará duas partidas com a Arquibancada Norte fechada.
O Grêmio terá a semana cheia de treinos, pois volta a campo apenas no próximo sábado, quando encara o Cruzeiro, às 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Santos, recebe o Audax Italiano (CHI) em casa na próxima quinta-feira, pela fase de grupos da Sul-Americana, às 19h (de Brasília). Pelo Brasileirão, o Peixe enfrenta o Atlético-MG no domingo, dia 23, às 16h, também na Vila.
LEIA TAMBÉM