Jundiaí

Defesa Civil divulga balanço da Operação Chuvas de Verão em Jundiaí

Todos os meses registraram volumes de chuvas superiores às médias dos últimos 12 anos

A Defesa Civil de Jundiaí divulgou o balanço da Operação Chuvas de Verão, iniciada em dezembro de 2022 e finalizada em abril.

De acordo com o balanço, todos os meses registraram volumes de chuvas superiores às médias dos últimos 12 anos. Além disso, durante os 121 dias de operação, foram atendidas 181 ocorrências e 90 famílias.

O mês de dezembro foi o mais chuvoso, com 526 milímetros. Janeiro (460 mm), março (457), fevereiro (408) e abril (166) fecham a lista. Os bairros com maior volume de chuvas foram o Jardim Santa Gertrudes, Fazenda Grande, Jardim Florestal, Roseira e a região do Rio Jundiaí.

Já as ocorrências estão relacionadas a desastres que variam entre naturais e tecnológicos, catalogados de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. Março foi o mês com mais atendimentos, seguido por janeiro, fevereiro e dezembro.

Ao todo, houve 59 ocorrências de deslizamentos de terra, com destaque para o Jardim São Camilo, Rio Acima, Mato Dentro e Champirra. Alagamento e inundação chegaram a 35 ocorrências, principalmente nos bairros do Rio Acima, Mato Dentro, Roseira e Fazenda Grande. Também foram atendidas 23 ocorrências de natureza meteorológica com registros de chuvas intensas, vendavais, granizos, raios, dentre outros.

Além das ocorrências típicas da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil atendeu 60 casos de natureza tecnológica, por exemplo, desastres relacionados a incêndios urbanos e em vegetação. Além disso, foram registradas 73 interdições totais e ou parciais.

Leia mais

Jundiaí começa a vacinar população com mais de 6 meses de vida contra a gripe

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios