Cresce em 25% o número de pessoas em situação de rua no Brasil, revela levantamento
Crescimento é atribuído à falta de políticas públicas eficazes e ao fortalecimento do CadÚnico como principal registro dessa população
O número de pessoas em situação de rua no Brasil aumentou 25% de 2023 para 2024, passando de 261.653 para 327.925, de acordo com o levantamento mais recente do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG). O dado revela uma disparada de 14 vezes em relação a 2013, quando o total era de apenas 22.922 pessoas.
A Região Sudeste concentra 63% dessa população, com destaque para São Paulo, onde o número saltou de 106.857 para 139.799 pessoas. O aumento é ainda mais expressivo quando comparado a uma década atrás, refletindo a necessidade de políticas públicas mais estruturadas, especialmente em áreas como moradia, trabalho e educação.
Em entrevista, especialistas apontam a falta de políticas públicas eficazes para atender essa população. Além disso, dados indicam que 70% das pessoas em situação de rua não completaram o ensino fundamental, e 11% são analfabetas, dificultando sua reintegração ao mercado de trabalho.
O Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo sugere que a solução para parte do problema poderia ser a utilização de imóveis ociosos, como os 590 mil registrados na cidade de São Paulo, para abrigar as pessoas em situação de rua.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, embora não tenha informado o número exato de moradores de rua, alocou cerca de R$156 milhões dos R$240 milhões destinados aos municípios para serviços de assistência social no último ano.
LEIA MAIS
Vale oferta mais de 100 vagas de emprego
Cacau Show abre NOVAS 186 vagas de emprego. Veja