Cabreúva se destaca com programa pioneiro de melhoramento genético bovino
Secretaria de Agricultura de Itu realiza visita técnica para conhecer o “Mais Pecuária Brasil”, único implantado na região

A cidade de Cabreúva tem chamado atenção no setor agropecuário da região ao ser o único município a implantar o programa “Mais Pecuária Brasil”, voltado ao melhoramento genético de rebanhos bovinos. Nesta terça-feira (05), profissionais da Secretaria de Agricultura de Itu realizaram uma visita técnica à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cabreúva para conhecer de perto a iniciativa.
Participaram da visita André Arizza, médico veterinário, além dos técnicos agrícolas Cássio e Luis Vitor, representantes da gestão ituana. Eles foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Cabreúva, Marcelo Carnauba, pela secretária adjunta Karina Santi e pelo médico veterinário Alberto.

Implantado em maio de 2023, o programa é voltado a pequenos produtores rurais e oferece inseminação artificial em tempo fixo (IATF) para bovinos de corte e leite, sem custos para os participantes. Até o momento, mais de mil matrizes já foram inseminadas em 11 etapas, contribuindo para uma significativa evolução genética do rebanho cabreuvano.
A proposta é aumentar a produtividade e a qualidade dos animais, promovendo o desenvolvimento da pecuária familiar e fortalecendo a economia rural local.
“Cabreúva tem sido referência na região quando se trata de inovação e apoio ao produtor rural. O Mais Pecuária Brasil é um exemplo claro disso”, destacou Marcelo Carnauba.
Produtores interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), localizada na Casa da Agricultura.
LEIA MAIS
Assista ao trailer de ‘Capoeiras’ — Série nacional com Raphael Logam e Sérgio Malheiros
Associação conquista título da Copa dos Trabalhadores 2025 com vitória sobre Tramar