Garagem AZ

Antes de cair na estrada: o que não pode faltar no seu carro para viajar com segurança

Lista de itens obrigatórios e documentos ajuda motoristas a evitar multas e garante trajetos mais seguros nas férias

Com o aumento de viagens neste início de temporada, é hora de conferir se o veículo está em dia para pegar a estrada. Além da manutenção básica, alguns itens são obrigatórios por lei e fazem toda a diferença na segurança, tanto do motorista quanto dos demais usuários das rodovias.

Entre os equipamentos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, estão o estepe em boas condições, macaco e chave de roda, indispensáveis em caso de pneu furado. Também é obrigatório portar o triângulo de sinalização, essencial para alertar outros motoristas em situações de emergência.

O carro deve ainda contar com cintos de segurança para todos os ocupantes, retrovisores, limpador de para-brisa, para-sol, sistema de iluminação funcionando (como faróis, lanternas, luz de freio e setas) e velocímetro. Veículos fabricados a partir de 2014 precisam ter airbags frontais. Já o extintor de incêndio deixou de ser obrigatório, mas ainda é recomendado.

Outro ponto importante é a documentação. O motorista deve portar CNH válida e o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), que podem ser apresentados também na versão digital, via aplicativo oficial do governo.

Fazer essa checagem antes de sair garante uma viagem mais tranquila e evita dores de cabeça com possíveis infrações durante o trajeto. Quer manter tudo dentro da lei? A regra é simples: revisar, conferir e só então pegar a estrada.

LEIA MAIS

Jundiaí cria “Espaço Motoboy” e entrega nova base de apoio para entregadores

Nova lei endurece penas e reacende alerta após Itupeva registrar 14 casos de estupro de vulnerável

 

 

 

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios