CNH mais barata e digital: Detran-SP muda regras da habilitação
São Paulo lança portal da CNH Paulista e antecipa novo modelo mais simples, rápido e acessível

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação passou por uma ampla reformulação em São Paulo. O Detran-SP lançou uma página exclusiva da CNH Paulista, reunindo orientações passo a passo, custos detalhados e acompanhamento das etapas da nova habilitação, que promete ser mais moderna e mais barata.
O modelo adotado é híbrido e integra os sistemas do Detran-SP ao aplicativo CNH do Brasil, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com isso, o candidato pode escolher instrutores, agendar exames e concluir o processo no próprio ritmo — sem o limite obrigatório de 12 meses.
As mudanças antecipam normas federais que reformulam todo o sistema de habilitação no país. Entre as principais novidades estão a redução da carga horária dos cursos, a possibilidade de aulas práticas com instrutores credenciados fora das autoescolas e a revisão dos fluxos para diminuir custos ao cidadão.
São Paulo saiu na frente: no dia 13 de dezembro, foi o primeiro estado a registrar um candidato aprovado no novo exame teórico, que agora tem duração de uma hora e exige 20 acertos.
Segundo o Detran-SP, durante o período de transição não haverá interrupção dos serviços. As mudanças serão incorporadas de forma gradual e automática, enquanto o portal da CNH Paulista servirá como canal oficial para acompanhar todas as atualizações.
LEIA MAIS
Compras de fim de ano alteram horários do Maxi Shopping Jundiaí
Empresa abre vagas com início imediato para auxiliar de logística



