EconomiaJundiaí

IPTU 2026 começa a ser enviado em Jundiaí a partir de janeiro

Carnê digital chega primeiro; imposto não terá aumento real e taxa do lixo será menor

A distribuição dos carnês do IPTU 2026 em Jundiaí começa no dia 8 de janeiro para os contribuintes que optaram pelo IPTU Digital. O documento será enviado por e-mail. Já os carnês impressos passam a ser entregues pelos Correios após 20 de janeiro.

Em ambos os casos, o vencimento da primeira parcela está marcado para 27 de fevereiro, o que garante mais tempo para o planejamento financeiro das famílias.

Ao todo, 193.187 carnês foram lançados para o exercício de 2026. Desse total, 32.964 contribuintes aderiram ao formato digital, que oferece mais agilidade e redução no uso de papel.

A Secretaria de Finanças informou que não haverá aumento real no valor do IPTU. O imposto sofre apenas a correção monetária anual com base no INPC, conforme previsto em lei. Além disso, a Taxa de Coleta de Lixo terá redução, o que evita aumento na cobrança total do tributo.

Segundo a pasta, o custo dos serviços de coleta e destinação de resíduos em 2026 será menor que no ano anterior, o que permitiu a queda nos valores cobrados por metro quadrado construído em todas as faixas de imóveis atendidos.

O IPTU representa 5,79% do orçamento municipal e segue como uma das principais fontes de recursos para investimentos em serviços públicos e infraestrutura. A recomendação é que os contribuintes mantenham os dados atualizados para receber corretamente o carnê digital e fiquem atentos aos prazos de pagamento.

LEIA MAIS

 

Família busca homem desaparecido após saída para mercado em Jundiaí

Concurso público com salários de até R$ 10 mil; inscreva-se

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios