Política

Brasil mantém uma das piores posições no ranking global de corrupção em 2025

País permanece em 107º lugar no Índice de Percepção da Corrupção e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional

O Brasil voltou a registrar, em 2025, um dos piores desempenhos de sua série histórica no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado nesta terça-feira pela Transparência Internacional. O país obteve 35 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 — quanto menor a pontuação, maior a percepção de corrupção — e manteve a 107ª posição entre 182 países e territórios avaliados.

O resultado repete o segundo pior desempenho já registrado pelo Brasil no levantamento e indica estagnação no combate à corrupção. Em 2024, o país havia alcançado 34 pontos, variação que, segundo a entidade, não é estatisticamente significativa.

Com essa pontuação, o Brasil segue bem abaixo da média global, que é de 42 pontos, assim como da média das Américas, que também alcançou 42 no relatório mais recente. O cenário reforça a percepção de fragilidade institucional, baixa efetividade no controle da corrupção e desafios persistentes na transparência pública.

O Índice de Percepção da Corrupção é considerado uma das principais referências internacionais para avaliar a confiança nas instituições públicas e a integridade do setor público. A posição do Brasil no ranking acende um alerta para os impactos econômicos, políticos e sociais associados à falta de avanços estruturais no enfrentamento da corrupção.

LEIA MAIS

PM localiza moto abandonada às margens da Anhanguera

Carnaval das Crianças transforma o Boiódromo em parque de diversão

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios