Projeto Origem celebra um ano promovendo sustentabilidade e inovação nas escolas municipais.
Projeto já impactou a aprendizagem de crianças ao transformar materiais descartados em ferramentas educacionais.

O Projeto Origem, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí e parte do programa Escola da Gente, completou um ano promovendo sustentabilidade e criatividade nas escolas da rede municipal. Desde seu lançamento em agosto de 2025, a iniciativa tem transformado materiais descartados por empresas e indústrias em valiosas oportunidades de aprendizado para crianças e educadores.
O projeto tem como objetivo reunir escolas e o setor produtivo para reimaginar o uso de materiais que perderam sua função original, criando experiências educativas ricas. Os itens doados são utilizados em investigações, brincadeiras e projetos pedagógicos, promovendo um ambiente de aprendizado inovador.
Para comemorar o primeiro aniversário do Projeto Origem, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) sediou, no dia 12 de agosto, o 2º Festival Origem da Gente, que contou com a participação de educadores das escolas que fazem parte do projeto. O evento incluiu palestras, exposições de artistas locais e apresentações culturais, destacando a importância das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano.
Maria Claudia Siqueira Schioser, coordenadora do CIEMPI, enfatizou a relevância do projeto ao observar como os materiais adquiridos transformaram-se em oportunidades de exploração para as crianças. Ela destacou a construção de uma rede que promove a sustentabilidade e a inovação pedagógica: “Os ciclos formativos e as parcerias construídas nesse período foram fundamentais”, afirmou.
Na EMEB Professora Ruth Carturan Wiemann, a diretora Thailana Cunha relatou que as práticas do Projeto Origem trouxeram um impacto positivo nas atividades diárias das crianças, ampliando suas possibilidades de aprendizado. “As crianças têm mais oportunidades de explorar, investigar e criar”, ressaltou, destacando o processo formativo que acompanhou a implementação dos novos materiais.
O ateliêrista e palestrante Guilherme Fraga, que participou do festival, comentou sobre a importância da iniciativa e seu potencial inspirador para outras comunidades. “Conhecer o Projeto Origem foi uma experiência muito especial. É uma iniciativa que merece ser conhecida e compartilhada com outros territórios”, afirmou.
Além da celebração local, o Projeto Origem foi reconhecido nacionalmente em maio de 2026, quando recebeu uma menção no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, destacando seu papel inovador na educação pública. Esse reconhecimento reforça a união de sustentabilidade com a inovação educacional em Jundiaí, beneficiando as crianças da rede municipal.



