EsporteMeio AmbienteSaúde

Vacinação avança em 20 aldeias indígenas da Amazônia Legal

Nova fase da vacinação atinge comunidades remotas com logística aérea, beneficiando 20 aldeias indígenas na Amazônia Legal até 6 de setembro

A partir deste domingo (30), a Operação Gota começa uma nova fase que irá atender 20 aldeias indígenas na Amazônia Legal. A iniciativa visa ampliar o acesso à vacinação em comunidades remotas, que enfrentam desafios logísticos em função das dificuldades de transporte aéreo para equipes de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a operação irá prosseguir até 6 de setembro e atenderá as comunidades sob a responsabilidade do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará. Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis durante essa ação.

A operação é realizada em colaboração com a Secretaria de Saúde Indígena, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, está prevista a extensão da ação a comunidades indígenas do Médio Rio Purus entre 10 e 20 de setembro.

No primeiro semestre de 2026, a Operação Gota atendeu áreas do Alto Rio Negro, Alto Rio Juruá e Vale do Javari. Durante essa fase anterior, 112 aldeias foram visitadas, resultando na aplicação de 13 mil doses e na imunização de mais de 8 mil indígenas.

Antes das missões, os DSEIs realizam um levantamento das comunidades com maior dificuldade de acesso e identificam as pessoas que necessitam dos atendimentos. Essa preparação inclui a definição das quantidades de vacinas, insumos e outros recursos necessários.

Além da vacinação, as equipes da Operação Gota estão aptas a realizar outros atendimentos de saúde de acordo com as necessidades encontradas em cada local, incluindo assistência médica e acompanhamento nutricional.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios