JustiçaMeio Ambiente

TRE-RJ cassa candidatura do deputado Val Ceasa por vínculo criminoso

TRE-RJ anula candidatura de Val Ceasa devido a suspeitas de ligação com organização criminosa, destacando a importância da escolha responsável pelos partidos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou, por unanimidade, o registro da candidatura do deputado estadual Roosevelt Barreto Barcelos, conhecido como Val Ceasa, à reeleição. A decisão foi tomada durante sessão ocorrida nesta terça-feira (1º), após uma ação de impugnação apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

A Corte concluiu que havia elementos suficientes para impedir a candidatura, devido a indícios de vínculo do deputado com integrantes de uma organização criminosa associada ao Terceiro Comando Puro (TCP). A decisão do TRE-RJ baseou-se exclusivamente nos requisitos para participação no processo eleitoral e não se configurou como uma condenação criminal.

Além disso, o tribunal determinou o envio de relatos à PRE para investigar uma possível responsabilidade do Partido Renovação Democrática (PRD) na candidatura, uma vez que o registro foi solicitado após a retirada do sigilo das investigações. Contudo, a responsabilidade do partido não será automática, dependendo de apuração própria.

Durante o julgamento, o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, ressaltou a importância da Justiça Eleitoral em impedir que organizações criminosas influenciem o pleito e a responsabilidade dos partidos na seleção de seus candidatos. A decisão pode ser contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado Val Ceasa declarou estar indignado com a decisão: “Recebi a notícia com indignação porque sou uma pessoa íntegra e nunca me envolvi em coisas erradas e vou provar na Justiça”. A defesa do parlamentar anunciou que recorrerá da decisão.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios