CulturaMeio Ambiente

Dia da Amazônia mobiliza campanha para eleitores escolherem candidatos verdes

Movimento Amazônia de Pé promove campanha no Dia da Amazônia para conscientizar eleitores sobre a importância de escolher candidatos engajados na preservação ambiental

No Dia da Amazônia, comemorado neste sábado (5), tem início a contagem regressiva de 30 dias para as eleições gerais, marcadas para o dia 4 de outubro. A data coincide com a campanha “Virada Cultural Amazônia de Pé”, que visa a preservação da floresta amazônica, com a temática “Cada voto pela Amazônia conta”.

O evento busca mobilizar cidadãos a escolher candidatos comprometidos com a conservação ambiental. Durante este fim de semana, atividades culturais, gastronômicas, musicais e debates ocorrem em todas as regiões do Brasil.

A campanha é promovida pelo movimento Amazônia de Pé, que conta com mais de 20 mil ativistas e cerca de 300 coletivos e organizações não governamentais. Um mapa online disponibiliza a localização de todas as atividades programadas.

O evento teve início na última quinta-feira (3), em Alter do Chão, no Pará, com a instalação de uma cobra cenográfica de 30 metros. A alegoria já foi exibida durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, em novembro de 2025, destacando a importância da proteção da maior floresta tropical do mundo.

A codiretora executiva do movimento, Catarina Nefertari, ressalta que o Dia da Amazônia é uma oportunidade de enfatizar a importância do voto consciente. “Cada voto pela Amazônia conta”, aponta. “Precisamos ser vistos nas ruas durante as campanhas, deixando claro que, muitas vezes, os planos de governo não consideram as necessidades de quem vive no território”, afirma a ativista.

Na visão de Catarina, a celebração é um chamado à ação em todo o país. “É um levante pelo Brasil inteiro, uma forma de empoderar a sociedade”, conclui.

O Dia da Amazônia é reconhecido oficialmente desde 1968 no Acre e no Amazonas, e nacionalmente desde 2007. A data foi escolhida em memória da criação da Província Amazônica, em 1850, durante o Império. A Amazônia ocupa quase metade do território brasileiro e continua a atrair a atenção de autoridades e ativistas.

Uma das preocupações do movimento é com as Florestas Públicas Não Destinadas (FPNDs), que carecem de definições sobre uso e gestão, tornando-se vulneráveis a crimes ambientais. Recentemente, dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) mostraram uma queda de 36,87% no desmatamento na Amazônia entre agosto de 2025 e julho de 2026, o menor índice desde 2016.

No final de agosto, um relatório indicou que 60% das terras indígenas na Amazônia apresentaram desmatamento zero neste mesmo período.

Em 4 de outubro, durante o primeiro turno das eleições gerais, os eleitores escolherão deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República. Caso nenhum candidato a governador ou presidente tenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, um segundo turno será realizado no dia 25.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios