
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançaram, nesta sexta-feira (11), a cartilha “Mais Tempo ao Ar Livre, Mais Saúde para os Olhos”, com o objetivo de alertar sobre o avanço da miopia entre crianças e adolescentes. O material associa o aumento dos casos ao uso excessivo de telas e à baixa exposição à luz natural.
A cartilha foi apresentada durante o 70º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Salvador, que ocorre até sábado (12). O público-alvo inclui pacientes, familiares, e profissionais da saúde e educação, e o documento será distribuído para secretarias de Saúde e Educação em todo o país.
Segundo o CBO, o guia oferece medidas simples que podem ser facilmente integradas à rotina familiar para ajudar a combater a miopia. Entre as orientações, destaca-se que crianças e adolescentes devem passar, pelo menos, 2 horas diárias ao ar livre, envolvidas em atividades como caminhadas, esportes e contato com a natureza.
Especialistas afirmam que a exposição à luz natural é um fator importante na redução da progressão da miopia, ajudando a limitar o tempo dedicado a atividades em ambientes fechados, frequentemente associadas ao uso de dispositivos eletrônicos.
A cartilha também recomenda o limite do tempo de tela por faixa etária, sendo: nenhuma tela para crianças menores de 2 anos; até 1 hora por dia para crianças de 2 a 5 anos; até 2 horas para crianças de 5 a 10 anos; e até 3 horas para adolescentes de 10 a 18 anos. A decisão de limitar o uso de telas se baseia na maior vulnerabilidade do sistema visual em desenvolvimento nas crianças mais novas.
Outras orientações incluem fazer pausas regulares durante atividades próximas, manter distância adequada dos dispositivos e utilizar proteção solar.
O lançamento da cartilha ocorreu durante a 5ª edição do Projeto Pequenos Olhares do CBO, que ofereceu consultas e exames de diagnóstico a cerca de 1 mil crianças e adolescentes. O projeto, que contou com a colaboração de médicos voluntários, também garantiu a distribuição gratuita de óculos para aqueles que necessitam de lentes de correção.
* A repórter viajou a convite do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).



