Prazo para Inscrições no Programa Futuras Cientistas se Encerram em 6 de Novembro
Inscrições para 470 vagas no Programa Futuras Cientistas que promove imersão em pesquisa científica para alunas e professoras da rede pública vão até 6 de novembro

As inscrições para a Imersão Científica 2027 do Programa Futuras Cientistas foram prorrogadas até o dia 6 de novembro. Ao todo, 470 vagas gratuitas estão disponíveis para estudantes e professoras da rede pública estadual que desejam participar de atividades em universidades, laboratórios e instituições de pesquisa em todas as cinco regiões do Brasil.

As inscrições devem ser realizadas pela plataforma do Programa Futuras Cientistas. As atividades estão agendadas para ocorrer entre os dias 4 e 29 de janeiro de 2024.
Iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa visa promover a inserção de meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, oferecendo uma experiência próxima da rotina de pesquisa.
Dentre as vagas, 320 são destinadas a alunas do 2º ano do ensino médio — seja regular, integral, semi-integral ou técnico — enquanto 150 são voltadas para professoras da rede pública estadual. Os participantes deverão escolher um entre os 114 projetos de trabalho disponíveis, com 20 opções oferecidas na modalidade remota.
Documentação Necessária
Para a inscrição, as estudantes deverão encaminhar o boletim escolar, enquanto as professoras precisam enviar o diploma de graduação em licenciatura.
Além disso, as docentes devem estar cadastradas na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apresentar a documentação exigida no edital.
O edital também reserva 30% das vagas para candidatas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, garantindo ainda oportunidades para pessoas com deficiência, bem como para mulheres transexuais, travestis e mulheres intersexo.
Experiência Prática
A Imersão Científica proporciona a imersão das participantes em ambientes de pesquisa, permitindo-lhes vivenciar as várias etapas do processo científico. Durante as atividades, estudantes e professoras terão a oportunidade de acompanhar pesquisadores, conhecer técnicas e equipamentos, além de desenvolver experiências práticas relacionadas aos projetos escolhidos.
As atividades terão uma carga horária de 80 horas, distribuídas em 20 dias úteis, e cada participante selecionada receberá um auxílio de R$ 300, pago em parcela única pelo CNPq.



