Clubes paulistas podem voltar a treinar
Governo de SP e Federação Paulista decidiram que o retorno é 1º de julho

Durante a entrevista coletiva dada pelo Governo de São Paulo, o governador João Doria, anunciou que os clubes poderão retornar aos treinos em seus Centros de Treinamento. A data estipulada para a volta é 1º de julho. Mas a volta dos jogos do Campeonato Paulista ainda não tem uma data para acontecer.
Todas as equipes terão de seguir uma série de protocolos de saúde e higienização. Entre as recomendações, estão a limitação de pessoas nos treinos, a testagem prévia, com repetição a cada cinco ou sete dias e a medição de temperatura. O protocolo também orienta que pessoas com mais de 60 anos não participem das atividades. São os casos dos treinadores do Santos, Jesualdo Ferreira (74 anos), e do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo (68 anos).
A decisão acabou desagradando os clubes e a própria Federação Paulista. Eles pretendiam iniciar imediatamente a testagem de elenco e funcionários para COVID-19 e então retomar os treinos presenciais. O presidente da Federação não participou da coletiva em que Doria anunciou a liberação dos treinamentos.
Paralisação
O Campeonato Paulista foi paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus na décima rodada, no dia 16 de março. O último jogo realizado foi o dérbi de Campinas, entre Guarani e Ponte Preta, onde os bugrinos venceram por 3 a 2. Não há previsão para a retomada dos jogos. Tudo vai depender da redução e estabilidade dos casos de coronavírus no Estado.
São necessárias seis datas para encerrar o campeonato. Faltam duas rodadas para terminar a fase de grupos, mais os jogos só de ida nas quartas de final e semifinal e os de ida e volta na final.



