
Os atletas vem fazendo testes de saúde contra o COVID-19 para poderem retornar com segurança as competições esportivas. Mas em alguns casos eles acabam testando positivo para a doença. Foi o que aconteceu com o tenista número um do mundo, Novak Djokovic. Ele anunciou que contraiu o coronavírus nessa terça-feira na Sérvia.
O tenista estava organizando o Adria Tour, torneio de exibição de tênis com outros atletas locais. As disputas ocorriam na Sérvia e também na Croácia, mas viviam tendo uma série de críticas, devido a falta de protocolos e outras medidas de segurança contra o COVID-19. Além de Djokovic, outros quatro tenistas destes dois países também testaram positivo à doença.
A competição estava sendo feita com a presença do público e sem o uso da máscara. Na Sérvia são mais de 13 mil infectados e 263 mortes confirmadas, enquanto que na Croácia 2336 pessoas ficaram enfermas e houveram 107 mortes. Comparados a outros países da Europa e da América, estas duas nações do Leste Europeu, estão em situação consideradas “confortáveis”. Ainda assim esta região foi alvo de muitas divergências, já que algumas não vinham seguindo as recomendações da OMS.
O Adria Tour foi cancelado devido aos casos confirmados do coronavírus confirmados aos tenistas. Novak Djokovic escreveu uma nota explicando a sua situação e também da esposa, Jelena Djokovic, que também testou positivo ao COVID-19. Ele não apresenta qualquer sintoma no momento apesar do resultado positivo do teste para o coronavírus e que vai se manter em isolamento por 14 dias. Já os dois filhos realizaram testes, mas tiveram resultado negativo.
“Tudo que fizemos no último mês foi de coração aberto e sinceras intenções. Nosso torneio significava unir e compartilhar uma mensagem de solidariedade e compaixão pela região. A turnê foi desenhada para ajudar os tenistas estabelecidos e os que estão surgindo no sudeste europeu para que pudessem ter acesso ao tênis competitivo durante o momento em que o circuito profissional está parado por causa da COVID-19 (…) Eu sinto muito por cada caso individual de infecção. Eu espero que ninguém tenha complicações de saúde e que todos fiquem bem”, escreveu Djokovic na nota.



