GeralTrabalho

Entregadores de aplicativos protestam

Em todo Brasil eles pedem melhores remunerações e condições de trabalho.

O 1º de julho ficou marcado pelas manifestações dos trabalhadores que fazem a entrega de alimentos e outros produtos por aplicativos. Elas vem ocorrendo em diversos pontos do Brasil e a categoria pede que ninguém peça delivery nessa quarta. Os entregadores tiveram seu serviço muito mais acionado desde que a pandemia do coronavírus começou e os comércios tiveram de fechar seus atendimentos de forma presencial.

A reclamação da categoria é que apesar de terem um aumento no serviço, a remuneração não tem sido paga de forma justa e as condições de trabalho que atuam é precária. Confira abaixo as reivindicações que estão sendo pedida pelos trabalhadores de entrega:

  • aumento do valor recebido por quilômetro rodado;
  • aumento do valor mínimo;
  • fim do que os entregadores consideram bloqueios indevidos;
  • seguro de roubo, acidente e vida;
  • auxílio pandemia (equipamentos de proteção individual – EPIs – e licença).

Em nota à imprensa, as empresas que integram a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que atuam no setor de delivery, informam que desde o início da pandemia foram tomadas diversas medidas de apoio, como distribuição gratuita ou reembolso pela compra de materiais de higiene e limpeza (máscara, álcool em gel e desinfetante) e a criação de fundos para pagar auxílio financeiro a parceiros diagnosticados com COVID-19 ou em grupos de risco.

Segundo a Amobitec, os entregadores cadastrados nas plataformas estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas. A associação também informou estar aberta ao diálogo e que a mobilização desta quarta “não acarretará em punições ou bloqueios de qualquer natureza”.

As capitais que tiveram grandes manifestações foram Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios