Esporte

Dérbi da Capital será a decisão do Paulista

Corinthians e Palmeiras avançaram vencendo pelo mesmo placar

Todo fã de futebol sem dúvida adora assistir a um clássico. Seja durante pontos corridos, fase de classificação, eliminatórias ou valendo título, estes duelos sempre atraem pessoas e geram várias repercussões e motivos de debate. Em São Paulo, o Campeonato Paulista já tem os escolhidos para a final. Neste domingo, Corinthians e Palmeiras confirmaram seus favoritismos e venceram Mirassol e Ponte Preta respectivamente e farão mais uma decisão do torneio.

Será a nona vez em toda história que os dois clubes decidem a competição e o Coringão tem vantagem. Foram 5 conquistas (1929, 1954, 1995, 1999 e 2018), contra 3 do Alviverde (1936, 1974 e 1993). Nos confrontos gerais, o placar está 128 vitórias corintianas e 127 triunfos palmeirenses em 363 jogos feitos.

Na Arena de Itaquera, o Timão chegou com uma dupla invencibilidade pós parada. Além de ter vencido seus três jogos, também não havia sofrido gols. Já o Tigre era a sensação do Paulistão, por causa de ter conseguido eliminar o favorito São Paulo. E o time do interior deu trabalho. Além de obrigar o goleiro Cássio a trabalhar, ainda teve bola na trave.

Três gols em três jogos. Essa é a marca do meia Ederson com o Timão.

O Corinthians mais uma vez não apresentou um grande futebol, mas soube se defender muito bem e garantir ter mais posse de bola. Mas falta mais intensidade ao time de Tiago Nunes, ou seja, que faça uma forte marcação, mas tenha rapidez na troca de passes, buscando quebrar a marcação adversária.

Isso só aconteceu com a expulsão de um atleta do Mirassol. Assim o Timão passou a ter mais espaço em campo para jogar e Ederson com um chute de fora da área decretou a vitória e a classificação corintiana para a quarta decisão seguida. Se vencer, conseguirá a façanha história de ser o primeiro clube a ser tetra-campeão seguido do Campeonato Paulista.

Palmeiras

O Verdão também teve dificuldades contra a Ponte Preta no Allianz Parque. Mas foi para furar a defesa do adversário. Não faltaram oportunidades de gol criadas pela equipe de Vanderlei Luxemburgo. O goleiro ponte pretano Ivan foi quem fazia uma grande partida ao defender diversas finalizações difíceis.

O Palmeiras fez a sua melhor apresentação nesta volta do futebol, com as escalações de Ramires, Gabriel Menino e Patrick de Paula. O diferencial deles foi que o time passou a ter mais dinamismo na troca de passes e criações de chances de gol. Rony e Willian atuaram bem também ao se movimentarem nas pontas e aproveitaram que a ponte saía para o jogo e também tiveram oportunidades.

Jovem Patrick de Paula coloca o Verdão na final.

E foi com o garoto Patrick de Paula que o Alviverde fez o gol. Ele chutou de fora da área, desviou na defesa e enganou o goleiro Ivan. Daí em diante o Verdão criou chances, mas pecou nesse quesito. Ainda assim a vitória foi concretizada.

É um clichê a ser usado, mas clássico é clássico e não há favorito. O Corinthians, embora ainda não tenha apresentado o futebol envolvente e agradável de se jogar, como espera o técnico Tiago Nunes, ao menos está mais consistente e organizado em campo. O meia Ederson é a grata surpresa porque além de proteger bem o meio de campo, chega muito bem na entrada da área e finaliza com qualidade. Ainda é cedo para comparações, mas seria um estilo Paulinho ou Elias, onde eles faziam boas marcações, mas sabiam fazer gols.

Já o Palmeiras, mesmo perdendo o atacante Dudu, conseguiu se reinventar e os garotos da base tem dado conta do recado. O ritmo de jogo que antes era muito pragmático, ganhou mais velocidade e uma melhor qualidade na troca de passes. Resta apenas ter mais eficiência nas finalizações a gol. O Verdão tem a chance de voltar a ser campeão paulista depois de 12 anos. O último título foi em 2008.

As finais acontecerão nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena Corinthians e no sábado, às 16h30, no Allianz Parque. Por conta disso, Palmeiras x Vasco e Corinthians x Atlético-GO, antes anunciados para acontecer no dia 9 de agosto, um domingo, foi adiado pela CBF. Uma nova data será definida.

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios