
O Censo Animal foi realizado em 2019 e contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, do Meio Ambiente e da Administração. O contato foi realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias de Pouso Novo. “Tivemos acesso ao trabalho realizado por Itatiba no Estado de São Paulo e ficamos muito interessados especialmente na interação com os agentes de saúde, que executaram a pesquisa e nos quesitos que faziam parte do questionário produzido para o censo”, informou o veterinário responsável pelo CCZE de Pouso Novo, Jair Humber.
As informações obtidas através do Censo servem como base para fundamentar atividades que são realizadas pela Prefeitura de Itatiba, como a meta de campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos, atender ao Programa Município Verde e Azul (Meio Ambiente) e identificação de bairros com prioridades sociais e epidemiológicas (riscos de zoonoses) para planejamento de ações de controle populacional (castração) de cães e gatos, conforme preconiza a legislação federal.
Agentes de controle de endemias e do Programa Saúde da Família passaram por um processo de capacitação para a realização do Censo 2019 de Cães e Gatos de Itatiba. A Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (COBEMA), tem como objetivo contabilizar o número de animais domésticos das referidas espécies na cidade para programar e elaborar políticas públicas.



