EducaçãoSaúde

Brasileiros acreditam que reabertura das escolas pode agravar a pandemia

Segundo uma pesquisa, grande maioria quer que as escolas permaneçam fechadas

Abrir ou não novamente as escolas pelo Brasil? Essa é a pergunta que diversas autoridades estão fazendo nesta pandemia e que alguns estados estudam o processo de reabertura gradual. As secretarias municipais e estaduais além de divulgarem métodos, tem ouvido a opinião dos pais e responsáveis dos alunos sobre este retorno de aulas nas instituições de ensino públicas e privadas.

Segundo o Datafolha, a grande maioria das famílias é contrária a esta volta e ainda dizem os riscos que isso pode acarretar. E também dizem que só levarão seus filhos de volta as aulas, quando houverem vacinas contra o covid-19. Veja os dados:

  • Vai agravar: 79% (59% disseram que vai agravar muito, e 20% que vai agravar pouco)
  • Não vai agravar: 18%
  • Não sabe: 3%

As mulheres são mais preocupadas com o tema, pois 80% delas responderam que a voltas às aulas vai piorar a pandemia – 17% disseram que não irá agravar e 3% não souberam responder. Entre os homens, 77% responderam que vai agravar; 19% disseram que não vai piorar e 3% não responderam.

A pesquisa também perguntou ao entrevistado se as escolas devem ou não reabrir nos próximos dois meses.

  • Deveriam continuar fechadas: 79%
  • Deveriam ser reabertas: 19%
  • Não sabe: 1%

Responderam que as escolas devem continuar fechadas 82% das mulheres; 80% dos que ganham até 5 salários mínimos; 85% das donas de casa; 85% dos que estão totalmente isolados; 81% dos que pretendem se vacinar; 82% dos que não usam máscara; e 89% dos que reprovam o governo de Jair Bolsonaro.

Responderam que as escolas devem reabrir 22% dos homens; 23% dos quem ganham mais de 10 salários mínimos; 32% dos assalariados sem registro; 38% dos que não estão em isolamento e vivem normalmente; 30% dos que não pretendem se vacinar; 37% dos que usam máscara só de vez em quando; e 29% dos que aprovam o governo de Jair Bolsonaro.

A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios