Eddie Van Halen morre aos 65 anos
Ele foi um dos maiores guitarristas da história e fundou o Van Halen

O mundo do rock está em luto nesta terça-feira (6). Morreu o guitarrista e um dos fundadores da banda Van Halen, Edward Lodewijk Van Halen. Ele tinha 65 anos e vinha de uma longa batalha contra um câncer na garganta. Segundo o site de notícias TMZ, o músico estava internado St. John, em Santa Mônica, nos Estados Unidos. Mas o seu estado de saúde piorou bastante nas últimas 72 horas.
A mulher Janie, seu filho Wolfgang e seu irmão Alex Van Halen, que também é baterista da banda, estiveram acompanhando o Eddie no local enquanto esteve internado. Eles buscaram ajudar no tratamento, mas a doença se agravou e Eddie acabou falecendo.
Wolfgang Van Halen escreveu um texto nas redes sociais lamentando a perda.
“Não acredito que tenho de escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia ter pedido”, escreveu Wolfgang em suas redes sociais.
“Cada momento que compartilhei com ele no palco e fora dele foi um presente. Meu coração está partido e eu acho que jamais me recuperarei totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai.”
História
O Van Halen foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo enérgico e espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980. Em 2007, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock.
Os riffs e solos virtuosos de Eddie viraram referência no rock. Um dos mais marcantes foi em “Eruption”, em que ele ajudou a popularizar o “tapping”, técnica em que as duas mãos são usadas no braço da guitarra.
Outros solos inesquecíveis do músico acontecem em “Panama”, “I’m the one”, “Ice cream men”, “You’re no good”, “Hot For Teacher” e “Jump”.