JundiaíSaúde

Jundiaí inicia telemedicina nas UBSs

Jundiaí inicia a telemedicina nas UBSs. É como falar que o futuro e o serviço de clínicas e planos particulares de luxo, chegaram ao atendimento público. Mas com qualidade, tecnologia e respeito que o contribuinte merece.

E pensar que a possibilidade de ser consultado sem se deslocar da residência, até poucos anos, fazia parte do imaginário futurista. Com o investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de fibra ótica interligando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais equipamentos públicos, a Prefeitura de Jundiaí inclui a possibilidade da telemedicina no cardápio de possibilidades para o paciente escolher o que é melhor. E telemedicina, nada mais é que a consulta utilizando meios de tecnologia como oferta de atendimento na rede de Saúde da Atenção Básica do Município. Sendo assim, o trabalho será iniciado gradualmente, a partir do final do mês de outubro.

A telemedicina e o paciente

O primeiro teste realizado na cidade aconteceu na nova UBS Jardim do Lago, em Jundiaí. O consultório estava equipado com computador, câmera e microfone. O  médico Gustavo Ambrósio, especializado em Clínica em Saúde da Família, realizou uma consulta de rotina com Sebastião Otávio de Camargo, 61 anos, via sala de reunião de aplicativo de comunicação. Para ele são muitas vantagens:  “Fiquei muito à vontade durante a consulta. Acho que é uma ferramenta fantástica para a população. Evita o deslocamento das pessoas de casa, facilita o acesso ao acompanhamento médico. Acredito que reduzirá até as faltas, já que a pessoa poderá ser consultada de qualquer lugar. Claro que para casos de gravidade, a consulta presencial se mantém. A tecnologia só vem para ajudar”, comemora o homem, que faz parte do conselho gestor da nova UBS Jardim do Lago.

O médico e a telemedicina

Para o médico, a telemedicina é uma ferramenta tecnológica que proporciona melhor acessibilidade ao atendimento. “Desta forma levamos a experiência do cuidado e atenção à Saúde onde quer que nossos pacientes estejam, promovendo continuidade, segurança e gestão do cuidado. Enquanto mesmo à distância, através da telemedicina, é possível aconselhar, orientar em dúvidas relacionadas à saúde e manejar situações de baixa complexidade. São esses conhecimentos que queremos dividir com nossos colegas e nossos pacientes”, explica o médico que foi o primeiro da rede a se capacitar pelo programa do Ministério da Saúde, explica.

Investimento e treinamento

Para acrescentar a telemedicina ao cardápio da Rede de Atenção Básica de Jundiaí foi investido em equipamentos novos para todos os consultórios e, recentemente, houve aquisição de câmeras com microfones para a interação. “A pandemia do Novo Coronavírus intensificou a necessidade de contar com uma opção de consulta com uso de tecnologia. É um segmento novo que vem sendo usado pela saúde suplementar com grande êxito no complemento do atendimento. Sendo assim, facilitando o acesso das pessoas”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

A iniciativa é de Jundiaí, mas faz parte da parceria entre a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde com o Hospital Albert Einstein, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O projeto oferece plataforma para a consulta e segurança, sendo assim, permite a assinatura com certificação digital do ICP-Brasil para os médicos da Atenção Primária. Sendo assim, a cidade já conta com cerca de 100 profissionais inscritos no processo de capacitação oferecido pelo Instituto Albert Einstein, que também é parte do processo para a implementação em toda a rede da ferramenta adicional de consulta.

“A tecnologia vem para facilitar a vida da população e será adotada em situações específicas. A consulta presencial continuará a ser agendada normalmente”, reforça o gestor, lembrando que, numa próxima fase, a consulta contará com reforço de médicos especialistas conectados via plataforma para consulta aos pacientes na UBS .

O futuro da telemedicina em Jundiaí

O novo sistema de telemedicina oferece diversas possibilidades, como a foto acima. Em breve, novas funcionalidades serão divulgadas para deixar a vida do contribuinte mais fácil: com qualidade, tecnologia e respeito ao dinheiro público.

 

 

leia também

Hospital São Vicente muda horário de visitas

A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

VÍDEO – Mulher é flagrada andando nua

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios